Conhece a crónica da vida interrompida de um esturjão? Já ouviu os Nau? E a poesia de António Cabrita, dita pelo próprio? Já viu as máscaras de cortiça das aldeias da Serra da Lousã? Não só… Mas também é por isto que, durante o mês de setembro, vai valer a pena acompanhar o programa das Noites no Pátio do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

De 2 a 25 de setembro, as sessões serão ao ar livre e com entrada gratuita, mas sempre sujeita a marcação prévia através do portal Eventbrite.

O programa arranca a 2 de setembro, às 21h00, com a já anunciada morte de uma espécie que, no início do século XX, ainda se poderia encontrar no rio Douro. No livro Fauna Marinha de Portugal, Augusto Nobre refere que a pesca do esturjão era frequente, nomeadamente entre Foz Tua e Barca D’Alva. Atualmente, esta espécie encontra-se extinta em Portugal e ameaçada a nível mundial.

Nesta sessão, intitulada Esturjão: Memória de uma espécie extinta em Portugal, Helena Gonçalves, curadora de peixes do MHNC-UP, vai ainda abordar o impacto da ação humana na natureza e na biodiversidade.

A voz dos objetos | Esturjão

Como os coelhos saíram da toca é o título da sessão programada para 4 de setembro. A noite será dedicada à domesticação de animais e plantas, processo que moldou a história das sociedades humanas, nomeadamente a domesticação dos coelhos que funciona de modelo para melhor entender as bases moleculares desse processo. Neste episódio da série documental As Novas viagens Philosophicas vamos acompanhar o trabalho de Nuno Ferrand de Almeida, coordenador científico do CIBIO-InBIO, desde a genómica até à história medieval francesa, e desde os mosteiros do Sul de França até aos grandes museus de arte.

Na quinta-feira seguinte, 9 de setembro, também às 21h00, vamos conhecer As coleções de Naturalistas Amadores do MHNC-UP. Através dos estudos que realizaram e das coleções que criaram, os naturalistas amadores deram, ao longo dos últimos séculos, um contributo fundamental para o avanço da zoologia. Os insetos estão entre os grupos que mais atraem a atenção destes naturalistas, constituindo algumas das maiores coleções existentes em museus de história natural. Várias das coleções entomológicas do MHNC-UP resultaram deste esforço. José Manuel Grosso-Silva, curador de entomologia do MHNC-UP, vai dar a conhecer estes tesouros e as histórias das pessoas que os trouxeram até nós.

A voz dos objetos | Coleções de naturalistas amadores

Sábado, 11 de setembro, o novo episódio da série documental As Novas viagens Philosophicas traz A história interrompida dos peixes migradores. Os peixes anádromos alimentam-se e crescem no mar, mas desovam em água doce. Devido à construção de barragens nos rios europeus, algumas populações conseguiram adaptar-se à água doce e ter um ciclo de vida sedentário.

Neste episódio, acompanhamos o trabalho realizado por Paulo Alexandrino, investigador do CIBIO-InBIO, para melhor compreender os mecanismos evolutivos e genéticos que permitiram esse processo de adaptação.

As Novas viagens philosophicas | A história interrompida dos peixes migradores

Quinta-feira, 16 de setembro, é dia de desvendar o que é o Taquistoscópio. Uma dica: é um aparelho utilizado em experiências de perceção, memória e reconhecimento visual. Nesta sessão, iremos conhecer um taquistoscópio do Laboratório de Psicologia Experimental da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). A sessão contará com a participação de Nuno Gaspar, professor da FPCEUP, que irá ainda abordar aspetos relevantes da história da psicologia experimental.

A voz dos objetos | Taquistóscopio

A noite de dia 21 será dedicada a António Cabrita, antigo jornalista e escritor com mais de 20 livros publicados. Como se chama a sessão? Ouvir. 59 minutos de imersão poética. Basta seguir o convite da U.Porto e da Porto Editora, agarrar uma manta, sentar (ou deitar) na almofada e deixar a voz do poeta entrar.

“Caracterizado por uma brilhante, cada vez mais isolada, sofisticação e riqueza de referências e imagética”, a escrita de António Cabrita denuncia “algo de ostensivamente mundano”, diz-nos Valter Hugo Mãe, escritor responsável pela coordenação da coleção O Elogio da Sombra (editada pela Porto Editora), que dentifica ainda “uma fascinante coisa de rua, boémia, informal, de contracultura, combatendo sempre o mais confiável ou expectável, o papel do comportado ou perfeitamente definido”.

António Cabrita é o próximo convidado do ciclo de poesia “OUVIR: 59 minutos de imersão poética”. (Foto: DR)

No dia 23 de setembro, quinta-feira, venha connosco abrir o livro das histórias do Herbário. Esta será a noite em que Cristiana Vieira, curadora do Herbário do MHNC-UP, nos vai apresentar Carpoteca: Frutos e Sementes do Herbário.

Trata-se de uma coleção de sementes e frutos (carpoteca) do Herbário do MHNC-UP que inclui quase um milhar de diferentes tipos de estruturas conservadas desidratadas ou em meio líquido. De formas e tamanhos muito variados, estes frutos e sementes servirão de mote para a exploração sensorial e científica do fantástico mundo da propagação das plantas através dos ventos, rios e mares do planeta.

Já a 24 de setembro, passamos o documentário 1965 – Panreal um edifício de Nadir Afonso, dedicado à história do edifício modernista, construído em 1965, na cidade de Vila Real, pela mão do arquiteto Nadir Afonso.

O documentário, realizado por José Paulo Santos, retrata os três últimos anos de luta pelo imóvel, que acabou por ser demolido. Depois da exibição do documentário, haverá espaço para uma conversa entre o realizador José Paulo Santos e a Presidente da Fundação Nadir Afonso, Laura Afonso.

Imagem retirada do documentário “1965 – Panreal um edifício de Nadir Afonso”. (Foto: DR)

A última Noite, marcada para 25 de setembro, traz não uma, mas duas propostas musicais. A primeira pode ser uma novidade, até porque o duo está agora a finalizar a produção do primeiro original, a editar em breve. Às  18h00, venha até ao Pátio do Museu para ouvir a Carla Gouveia (voz) e o Hugo Rangel (voz e guitarra). Eles dão corpo ao projeto Nau, com uma base musical “Song-Writing (Guitarra e Voz)”, de inspiração nas raízes da música portuguesa. O primeiro original vai chamar-se Trilho.

À noite, temos um concerto de Soul Jazz com os The Sensual Theme Show. Do cardápio faz parte um “Best of” que vai do Cool Jazz até ao Soul mais impactante. Em menos de uma hora, prometemos uma viagem no tempo, sem sair do lugar.

Hugo Rangel e Carla Gouveia dão corpo e voz ao projeto Nau. (Foto: DR)

De que falta falar? Do ciclo de cinema etnográfico agendado para as noites de sexta-feira. É aqui que vai ficar a conhecer as máscaras de cortiça das aldeias da Serra da Lousã, as contradanças e quadrilhas durienses e o lugar onde “Os homens são como o lobo, só lhes falta ter o rabo. Andam de dia e de noite na figura do diabo.” 3 Lugares, 3 Filmes, 3 Conversas é um ciclo de cinema etnográfico programado pelo Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP) para as noites de 3, 10 e 17 de setembro.

O programa completo pode ser consultado aqui. A entrada para todos os eventos é livre, mas sempre sujeita a marcação prévia no portal Eventbrite.