"Roteiro" da NEI 2013 vai incluir uma visita aos "Animais de Museu", exposição patente na Casa Andersen.

Como vão ser as cidades do futuro? Que empregos vamos ter? O que vamos comer? Como vamos prevenir e tratar doenças? No próximo dia 27 de setembro, o Jardim Botânico do Porto / Casa Andresen vai “responder” a todas estas questões em mais uma edição da  “Noite Europeia dos Investigadores”, coorganizada pela Universidade do Porto.

Em estreia no “pulmão verde” da Universidade, a NEI 2013 oferece um programa alargado de iniciativas pensadas com o intuito de levar a Ciência ao público em geral, envolvendo para tal grande parte das faculdades e centros de investigação da U.Porto. Entre atividades experimentais “mãos-na-massa”, momentos musicais ou uma prova gastronómica de comida alternativa com insetos e bebidas moleculares, haverá espaço, por exemplo para um “Café Filosófico”, cinema e sessões de observação astronómica. Tudo isto entre as 18h00 e as 24h00 e com direito a… bar aberto!

Ao longo da noite, a Casa Andresen vai também estar de portas abertas para que todos possam, gratuitamente, conhecer de perto os mais de 100 “Animais de Museu” que “invadiram” a casa da infância de Sophia de Mello Breyner Andersen. Basta subir as escadas, entrar e perguntar.

Com o tema centrado no futuro, em 2020, esta edição da “Noite Europeia dos Investigadores” conta ainda com a participação de vários especialistas da U.Porto, aos quais caberá abordar a temática em diferentes áreas. Teresa Andresen (FCUP), Álvaro Domingues e Francisco Barata (ambos da FAUP) serão os principais intervenientes de um ciclo conversas sobre o urbanismo e as cidades do futuro. Na agenda está também uma tertúlia com Orfeu Bertolami e João Lopes dos Santos (ambos da FCUP) sobre a física de hoje com impacto no futuro, e uma outra em que Alexandre Quintanilha (ICBAS/IBMC), Paulo Farinha Marques (FCUP) e Jorge Paiva (Universidade de Coimbra)  vão falar sobre o “Homem e a Terra”.

Ao longo da noite, entre as 20h00 e as 23h00, e se o tempo o permitir, o Centro de Astrofísica da U.Porto (CAUP) terá ainda telescópios disponíveis no Jardim, para sessões de observação astronómica. Estrelas Duplas, a Galáxia de Andrómeda, Enxames de Estrelas ou Nebulosas Planetárias serão alguns dos astros a observar.

Este é um convite para, de uma forma descontraída, colocar o olhar no futuro, num espaço aberto de discussão e de descoberta com entrada livre. Para mais informações, basta aceder ao site do evento – http://nei2013.eu/ – ou à página do Facebook, em https://www.facebook.com/neinvestigadores.