Ada Yonath

Ada Yonath, galardoada com o Prémio Nobel da Química 2009, fala aos jovens cientistas no dia 22 de setembro.

Ada Yonath, investigadora galardoada com o Prémio Nobel da Química em 2009 devido ao trabalho realizado sobre a estrutura e função do ribossoma, vai estar presente na 8.ª edição do Young European Scientist Meeting (YES Meeting), que terá lugar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) de 19 a 22 de setembro de 2013.

A cientista israelita não é o único nome de relevo no painel de oradores convidados do encontro. Hélder Maiato (IBMC/U.Porto), Krishna Dani (Royal College of Physicians and Surgeons of Glasgow) e David Tannahill (Universidade de Cambridge) também estão entre os investigadores mais aguardados pelos cerca de 300 participantes que estarão no Porto em setembro.

A par das sessões com investigadores internacionais, serão organizados cerca de 20 workshops que prometem fazer com que os jovens cientistas vistam a bata branca e metam mãos à obra. Para além do habitual workshop “Is Dr. House a surgeon?” – que fez sucesso em edições anteriores – serão organizados workshops sobre suporte básico de vida, laparoscopia, intubação endotraqueal, emergências toxicológicas, gestão de tempo, entre outros assuntos de interesse para os jovens cientistas.

Jovens cientistas vão apresentar os trabalhos científicos que desenvolvem nas suas universidades. (Foto: Yes Meeting 2012)

Os participantes terão também a oportunidade de apresentar os trabalhos científicos que desenvolvem nas suas universidades, nas áreas de Fisiologia & Imunologia, Neurociências, Oncologia & Biologia Molecular, Medicina Interna e Cirurgia, sujeitando-os à avaliação dos investigadores séniores. Dentro de cada área haverá um prémio para o melhor poster, melhor apresentação oral e melhor apresentação na sessão plenária.

Criado em 2006, o YES surpreendeu a comunidade académica nacional e internacional ao reunir mais de 300 estudantes de 20 nacionalidades diferentes. Ultrapassando as barreiras continentais, este evento tem crescido de ano para ano em termos de número de participantes, cientistas e qualidade.

Este ano, o evento conta com o alto patrocínio do Presidente da República.

Mais informações e inscrições em www.yesmeeting.org.