Viajar no tempo à descoberta dos segredos da Química, (re)visitar os espaços de um dos mais belos jardins do mundo, ou usufruir de uma “noite cultural” ao ar livre. Estas são apenas algumas das propostas do programa VERÃO NO MUSEU, que, de julho a setembro, convida a população – de todas as idades- a descobrir os diferentes polos do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

Iniciando o roteiro pelo Polo Central do MHNC-UP, na Reitoria, o histórico Laboratório Ferreira da Silva vai estar de portas abertas durante os meses de julho e agosto, com um programa – Verão no Laboratório – recheado de atividades para os mais novos e destinado à descoberta da Química.

“Vamos conhecer os fenómenos que acontecem nas nossas cozinhas e desvendar alguns dos segredos dos efeitos especiais que vemos nos filmes”, desafia o MHNC-UP, através de dois programas que convidam os mais novos a explorar um dos mais recentes espaços culturais disponibilizados pela Universidade.

No Laboratório dos Nutrientes, os participantes (crianças dos 10 aos 14 anos) vão abordar alguns conceitos e fenómenos químicos e biológicos básicos que ocorrem na cozinha, ao longo de 12 sessões (ver programa completo) recheadas de atividades laboratoriais, experiências e receitas criativas.

QUIMICANDO é, por sua vez, a proposta dirigida às crianças dos 8 aos 12 anos. Serão oito sessões (ver programa completo) onde os químicos de palmo e meio vão poder  “brincar aos laboratórios”, tendo como palco de aprendizagem as mesmas bancadas onde há 100 anos se ensinava química.

A inscrição para ambos os programa deve ser feita através do endereço de e-mail [email protected], indicando as atividades e datas pretendidas.

Química e Cultura para toda a família

Saímos do Laboratório Ferreira da Silva, mas é de Química que continuamos a falar nas duas sessões especiais que, nas tardes de 31 de julho e 27 de agosto, convidam toda a família a explorar “A Química Trocada em Miúdos” no Pátio do Polo Central do MHNC-UP.

Nesta sessões, com a duração de 45 minutos, os participantes vão ter a oportunidade de descobrir a Química em formato de jogo. Pelo caminho, ficarão a “conhecer alguns conceitos básicos de química, observar reações surpreendentes e aprender mais sobre eles próprios e o mundo que os rodeia”.

Ambas as sessões terão lugar entre as 16h30 e as 17h15. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia e limitada a um máximo de 20 participantes.

E poque não ficar mais umas horas e reservar lugar para uma das Noites no Pátio do Museu que, durante o mês de julho, trazem ao Pátio do Polo Central do MHNC-UP uma programação recheada de teatro, poesia, ciência, música e cinema?

Resultado de uma iniciativa conjunta com a Casa Comum da U.Porto e do MHNC-UP, as Noites no Pátio do Museu tiveram a sua primeira edição em 2020, durante o pico da pandemia de Covid-19. Uma condicionante que não impediu o sucesso de uma iniciativa – repetida em 2021 – que provou que “A Cultura faz bem à saúde!”.

Com entrada livre (pelo Jardim da Cordoaria), mas limitada à lotação do espaço, as “noites culturais” da U.Porto decorrem ao longo de todo o mês, de terça-feira a sábado, sempre às 21h30.

Verão no Jardim Botânico

Ao longo do verão, de julho a agosto, não faltam também – bons – motivos para (re-)descobrir o Jardim Botânico da Universidade do Porto em família, através de visitas temáticas ou da participação em ações de manutenção dos espaços.

Gostava de ser jardineiro durante algumas horas? E se pudesse experimentá-lo num dos jardins melhores do mundo? Então basta ficar COM AS MÃOS NA TERRA, a atividade que, todas as segundas-feiras, das 10h30 às 12h30, desafia os participantes a jardinar os espaços do Jardim Botânico.

Se preferir explorar o Botânico sem sujar as mãos, pode ainda fazê-lo DE DIA NO JARDIM, um programa exclusivo de visitas temáticas em que vão ser desvendadas técnicas, segredos, espaços e relíquias do Jardim.

As sessões, abertas a todas as idades, decorrem entre julho e agosto, quinzenalmente, às terças-feiras, das 10h30 às 12h00. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através do e-mail [email protected].

Jardim Botânico da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Ainda pelo Jardim Botânico, rumamos à Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva para conhecer a última proposta do MHNC-UP para este verão.

A decorrer até setembro, o programa Regresso à Natureza traz um conjunto de ações gratuitas (ver programa), pensadas para todas as idades, com o objetivo de estimular o conhecimento, a promoção e a preservação da biodiversidade, privilegiando uma componente prática de contacto com a natureza.