Vamos recuar até à Idade Média e explorar uma das sonoridades musicais mais populares. Francisco Berény Domingues é o anfitrião deste final de tarde que promete ser “uma folia”. Dia 1 de abril, e é mesmo para acreditar, às 18hoo, a Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto oferece um concerto que explora este tema musical tão antigo quão recorrente: a Folia.

A Folia através dos Tempos

É uma das várias danças e canções de origem popular que se desenvolveram no final da Idade Média na Península Ibérica, tendo sido assimilada até ao final do século XV pela nobreza. Este tema (Folia), tão recorrente ao longo da história da criação musical, foi também explorado para guitarra.

Nas notas do disco Salzburg Recital, publicado recentemente pela editora KNS Classical, de Espanha, e que será apresentado na Casa Comum, Francisco Berény Domingues explica que o tema da folia foi explorado ao longo de quatro séculos por compositores como Gaspar Sanz, Leo Brouwer, Fernando Sor, Manuel Ponce e Maurice Ohana.

O concerto tem entrada livre, limitada à lotação do espaço.

Sobre Francisco Berény Domingues

Nasceu no Porto e frequentou o Curso de Música Silva Monteiro. Participou em vários recitais em Portugal, Espanha, França, Alemanha e Áustria, destacando-se a sua apresentação na Assembleia da República, na Câmara Municipal do Porto – onde teve o papel de solista com a Orquestra Juvenil da Bonjóia –, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, no Festival Musicatos, no Festival 20.21 Évora Música Contemporânea, no Ciclo Novos Talentos no Teatro do Rivoli, no Festival de Guitar’Essone (França), Montjoie Musicale (Alemanha), na 32 TMSR para a RTP Palco e no festival Tocando las Estrellas (Espanha).

Licenciado em Performance de Guitarra e mestrado em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro, Francisco Berény Domingues concluiu recentemente, concluiu com a nota máxima, o mestrado em Performance na Universität Mozarteum, em Salzburgo, onde realizou recitais com o programa Folias Through the Ages.

Colabora regularmente com a Associação Música e Esperança de Portugal e tem um duo ativo com o pianista Álvaro Teixeira Lopes e com o violoncelista José Tiago Azevedo e Silva.

Conta com obras dedicadas ao próprio pelos compositores Amílcar Vasques Dias, Diogo Novo Carvalho e Pedro Rodrigues (neste caso, dedicado ao trio de guitarras Trium).