Lisa teve como mãe (barriga de aluguer) a égua Josefina, o primeiro cavalo no mundo a ser produzido com sémen do epidídimo. (Foto: DR)

Nasceu no passado sábado, 15 de junho, no pólo de Vairão do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) o primeiro cavalo nascido em Portugal, proveniente da transferência de um embrião criopreservado.

A poldra, de nome Lisa – em homenagem à australiana Lisa Maclellan, uma das grandes especialistas em criopreservação de embriões e ovócitos de equinos, e que tem colaborado regularmente com a equipa do Centro de Reprodução Animal de Vairão (CRAV) -, teve como mãe (barriga de aluguer), por coincidência, a égua Josefina, o primeiro cavalo no mundo a ser produzido com sémen do epidídimo.

A congelação de sémen do epidídimo permite preservar indefinidamente material genético de garanhões, e é utilizada no caso de morte acidental inesperada de um animal reprodutor, e do qual não haja sémen criopreservado.

Equipa do Centro de Reprodução Animal de Vairão (CRAV) com Lisa Maclellan (ao centro). (Foto: DR)

Segundo os últimos dados da Association of Embryo Technology in Europe (AETE) houve mais de 1200 transferências/ano de embriões na Europa, tratando-se no entanto, maioritariamente, de embriões frescos (não criopreservados em azoto líquido).

A equipa do CRAV constituída por António Rocha, Tiago Guimarães, Raquel Cunha e Paulo Ferreira em colaboração com Lisa Maclellan, já treinou esta técnica com colegas envolvidos comercialmente na indústria de reprodução assistida de equinos. Um dos maiores mercados potenciais para exportação de cavalos Puro Sangue Lusitanos (PSL) são os Estados Unidos.

No entanto, as exportações para esse país são limitadas pela existência de piroplasmose, uma doença parasitária, que tem prevalência elevada nas principais zonas de criação de PSL. A exportação de embriões congelados (que são livres desta enfermidade) seria uma forma de contornar este problema na exportação da genética PSL.