Decorreu no passado dia 9 de janeiro, na Fundação Casa de Mateus, em Vila Real, a cerimónia de assinatura do acordo do consórcio UNorte.pt, iniciativa que tem em vista o aprofundamento da articulação estratégica entre as universidades do Porto, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Sob o olhar do Primeiro-Ministro, do Ministro da Educação e Ciência, e de vários responsáveis políticos, empresariais e académicos,  Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da U.Porto – e primeiro coordenador do consórcio – aproveitou para anunciar o plano de investimento para a região já enquadrado no plano de ação deste consórcio.

Já o Reitor da U.Minho enalteceu as expetativas positivas que também a sua instituição tem neste consórcio e nos seus resultados futuros. António Cunha reforça a convicção de que este “é o caminho certo para o desenvolvimento das instituições de ensino superior e da sua articulação com a sociedade”. O anfitrião desta cerimónia e Reitor da UTAD, António Fernandes, lembrou por sua vez que o trabalho conjunto das três instituições “irá sempre valer muito mais do que a soma do trabalho isolado de cada uma” e aponta a “articulação das estratégias” destas instituições com o plano estratégico da região norte como o “próximo passo fundamental”.

Momentos e reações para recordar neste video exclusivo. Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.

Vídeo: TVU.