O Fraunhofer Portugal, instituto sediado na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou o Ergofeet, uma tecnologia que usa uma palmilha que permite monitorizar a postura ergonómica no local de trabalho, através da análise da pressão plantar.

A tecnologia desenvolvida por investigadores do Fraunhofer AICOS utiliza um conjunto de técnicas baseadas em aprendizagem computacional que permite obter um sistema integrado de classificação de postura, ao estabelecer uma relação entre a pressão plantar e posturas de risco.

Segundo dados da European Agency for Safety and Health at Work, três em cada cinco trabalhadores na União Europeia apresentam lesões ligadas ao trabalho — lesões músculo-esqueléticas —, fruto de movimentos repetitivos, má postura, longos períodos em pé, entre outros.

Recorrendo a um dispositivo semelhante a uma palmilha e com uma matriz de sensores de pressão plantar, o ErgoFeet constitui um método não invasivo e prático de monitorização da postura ergonómica no local de trabalho, por análise da pressão plantar. A utilização de uma tecnologia sob a forma de palmilhas permite adaptar facilmente o sistema aos meios de trabalho mais exigentes, mediante colocação dos sensores no calçado usado, que pode inclusivamente tratar-se de calçado técnico.

O ErgoFeet propõe, ainda, uma escala de risco para a avaliação ergonómica de posturas de risco no local de trabalho, no sentido de determinar o nível de intervenção necessário para reduzir o risco associado ao desenvolvimento de lesões músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho.

O projeto Ergofeet surgiu no âmbito de uma tese de mestrado e promete reduzir as lesões provenientes do trabalho de cada cidadão.