O Reitor da Universidade do Porto garantiu esta quinta-feira que as modalidades de avaliação final adotadas pela instituição no presente ano letivo serão “ajustadas às circunstâncias que vivemos e às condicionantes de saúde pública depois de concluído o período de aulas”.

Numa mensagem dirigida a toda a comunidade estudantil, António de Sousa Pereira reserva o anúncio das modalidades de avaliação para “logo que haja orientações claras da Direção-Geral da Saúde ou do MCTES sobre a evolução previsível da pandemia nos meses de junho e de julho e sobre os planos de retoma para pelo menos algum tipo de ensino presencial”. Mas deixa desde já uma garantia aos estudantes: “Essa decisão não deixará certamente ninguém sem avaliação!”.

“Sabemos que a questão da avaliação os preocupa e que aguardam indicações claras e seguras sobre as modalidades que serão aplicadas neste semestre. E é precisamente por este motivo que ainda não avançámos com decisões que podem não ser definitivas, e que criariam maior instabilidade no vosso processo de estudo e aprendizagem”, justifica o Reitor.

“A aprendizagem não deve estar condicionada pela decisão”

Lembrando que “estamos todos a viver tempos muito exigentes e de enorme imprevisibilidade futura”, António de Sousa Pereira sublinha que “enquanto Universidade, tudo estamos a fazer para que a qualidade da formação de todos os estudantes seja assegurada nesta modalidade de ensino-aprendizagem a distância, com grande dedicação dos professores e, sobretudo, com empenho dos estudantes”.

É também por isso que “a aprendizagem não deve estar condicionada pela decisão, neste momento, sobre uma só modalidade de avaliação, porque é a qualidade da aprendizagem, mesmo nestas condições, o grande ganho que levam da Universidade”, exorta o Reitor. E acrescenta: “A avaliação só virá confirmar e compensar o vosso esforço de aprendizagem, seja ela presencial ou a distância”.

António de Sousa Pereira termina a missiva apelando à  “compreensão e colaboração” da comunidade estudantil e garantindo que “procuramos o melhor para todos os estudantes da U.Porto e para o seu futuro”.

Recorde-se que todas as atividades letivas presenciais na U.Porto estão suspensas desde o passado dia 12 de março, e por tempo indeterminado, como forma de prevenção e contenção da COVID-19. Para fazer face à situação, a Universidade reforçou as ferramentas de apoio ao ensino a distância, de modo a garantir o normal – tanto quanto possível – funcionamento das aulas.