A cena musical contemporânea vai ser debatida à luze das transformações dos contextos sociais, históricos e geográficos.

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) foi um dos palcos escolhidos para receber o Advanced Seminar Another Music in a Different Room, um evento que vai ter lugar entre os dias 14 e 16 de julho em vários espaços da cidade do Porto.

Inserido no âmbito da Conferência Internacional KISMIF, este seminário vai reunir algumas das principais referências mundiais no estudo do unvierso musical num debate sobre questões teóricas e metodológicas. Para além dos organizadores, Andy Bennett e Paula Guerra (docente da FLUP), o seminário contará com a participação de George McKay, Michael Azzerad e Will Straw, entre outros.

O objetivo principal passa pela exploração do conceito de cena musical contemporânea, compreendendo as suas dinâmicas e os desafios das transformações dos contextos sociais, históricos e geográficos. A este alia-se a descoberta dos mais recentes desenvolvimentos nas políticas culturais em torno das cenas musicais urbanas.

Privilegiando o diálogo e a partilha de experiências entre os  participantes, o seminário será marcado por períodos de experimentação, como sejam o visionamento de documentários com posterior discussão com os seus realizadores, visitas a galerias de arte, bares e espaços plurais da cena musical do Porto. Estes momentos serão promovidos por músicos, realizadores, designers e ilustradores, que falarão na primeira pessoa sobre as suas experiências, demonstrando processos e exemplificando práticas criativas. No final, todos os participantes serão desafiados a partilhar os seus próprios projetos e pesquisas, discutindo e integrando conteúdos do seminário.

Para além da FLUP, este Seminário Avançado chegará a outros espaços da cidade do Porto, como o Passos Manuel, a Galeria Dama Aflita e a loja de discos Matéria Prima.