O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) anunciou esta sexta-feira o prolongamento das exposições temporárias “Um Século e Tanto – 130 anos da National Geographic” e “Culturas e Geografias”, patentes no Polo Central do MHNC-UP (Reitoria). As duas exposições, que deveriam encerrar durante este mês de julho, ficarão agora abertas ao público até 27 de dezembro.

Em comunicado, o MHNC-UP refere que “este prolongamento surge com o objetivo de disponibilizar esta oferta cultural a todos os que dela ainda não tiveram oportunidade de usufruir” durante o período em que os museus e demais espaços culturais estiveram encerrados devido às medidas de contenção da pandemia da Covid-19. Mas “também a todos os que, já o tendo feito, pretendem repetir a experiência”.

Para além do prolongamento das exposições, e em resposta ao “inevitável impacto da pandemia que vivemos”, o MHNC-UP rediziu igualmente o valor dos bilhetes de acesso a estas exposições. Os novos preçários podem ser consultados no website do MHNC-UP.

Um encontro com a história

Inaugurada em outubro de 2019, a exposição “Um Século e Tanto” desafia os visitantes a percorrer os 130 anos de história da National Geographic através de mais de 300 fotografias, mapas e outros objetos provenientes do museu da National Geographic Society, em Washington (EUA), e de várias instituições portuguesas.

Ao longo das nove secções da exposição, é possível recordar momentos célebres como a chegada de Robert Peary ao Polo Norte, em 1909, a descoberta de Machu Picchu, o toque de Jane Goodall a um chimpanzé recém-nascido, ou as viagens do oceanógrafo Jacques-Yves Cousteau a bordo do seu Calypso. A estes junta-se uma seleção de 200 capas da revista National Geographic, incluindo a primeira fotografia de natureza publicada naquela publicação.

“Um Século e Tanto: 130 anos da National Geographic” reúne mais de 300 fotografias, mapas e outros objetos provenientes da National Geographic Society e de instituições portuguesas. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Mas uma visita ao “novo” MHNC-UP não ficará completa sem um “encontro imediato” com múmias, armas, ou máscaras de guerra provenientes das primeiras civilizações humanas… Estas são apenas algumas das mais de 250 peças arqueológicas e etnográficas que ajudam a contar a história das “Culturas e Geografias”, a exposição inaugurada em dezembro do ano passado, no âmbito das comemorações do centenário da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP)

Trata-se, pois, de uma oportunidade única para admirar um acervo único em Portugal e que surge agora reunido pela primeira vez em oito décadas. Organizada pela FLUP e pelo MHNC-UP , a exposição conta ainda com a parceria do Museu Nacional de Soares dos Reis.

Ambas as exposições – “Um Século e Tanto” e “Culturas e Geografias” – podem ser visitadas de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 (último acesso às 17h30). A entrada faz-se pelo Jardim da Cordoaria.

O Presidente da República já visitou a exposição “Culturas e Geografias”. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)