Programa inclui dois roteiros que levarão os participantes à descoberta do Jardim Botânico do Porto. (Fotos: DR)

Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) vai assinalar, nos próximo dias 15 e 16 de setembro, o Dia da Ecologia em Portugal e o Dia Internacional do Microrganismo – que se comemoram respetivamente a 14 e 17 de setembro – com um programa de atividades pensadas para toda a família, a decorrer na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e no Jardim Botânico do Porto.

O “Fim de Semana da Microecologia” arranca logo na manhã (10h00) do dia 15, sábado, com um Roteiro do Conhecimento que levará os participantes a Descobrir a microecologia do Jardim Botânico do Porto ultrapassando barreiras de acessibilidade. Para a tarde (18h00) está agendada uma palestra sobre A química (ecológica) enquanto ferramenta de comunicação nos ecossistemas, liderada por David Pereira, docente e investigador da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP).

Já para domingo (16h00) está marcado um novo Roteiro do Conhecimento, desde vez dedicado aos Jardins microscópicos: simbioses e coexistências em micro-habitats. Para o fim da tarde (18h00) está ainda reservada uma palestra sobre A água no Universo, liderada por Daniel Folha, investigador no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP).

Ao longo dos dois dias haverá também espaço para visitas orientadas (às 11h00, 13h00, 15h00 e 17h00) sobre o tema A biodiversidade à micro-escala.

A participação nas atividades é gratuita (mediante inscrição), mas limitada às vagas existentes para cada uma.

Mais informações aqui, ou na página do evento no Facebook.