Um video que explica o tema da Seleção Sexual a alunos do 3.º ao 8.º ano. Um outro que “traduz” o Darwinismo para alunos do 11.º ano. E ainda outro que abre as portas das civilizações pré-clássicas do Mediterrâneo a alunos de História do 7.º ano. Estes são alguns dos conteúdos que podem ser encontrados no Museu em Linha com a Escola, uma iniciativa lançada pelo Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) para ajudar os professores do ensino básico e secundário a adaptarem-se aos novos desafios de ensino colocados pela pandemia da Covid-19.

“Numa altura em que os museus e demais plataformas culturais sentem a necessidade de se reinventar, este projeto surge como uma resposta do MUSEU a uma mudança de paradigma que se impõe em termos de mobilização de público, reforçando a importância da aproximação aos mesmos em ambiente digital. Neste caso em particular, pensámos num programa especificamente dedicado à comunidade escolar, que, reconhecidamente, se viu obrigada a proceder ao reajustamento das suas dinâmicas em tempo recorde”, explica Nuno Ferrand, diretor do MHNC-UP.

Na prática, o Museu em Linha com a Escola surge como uma ferramenta de apoio ao ensino a distância, que pode também ser explorada em contexto presencial. Para tal, são disponibilizadas três categorias de conteúdos, todos eles devidamente alinhados com os conteúdos programáticos nacionais.

Em linha com…

É o caso da seleção de vídeos que se pode encontrar no subprograma Em linha com o Conhecimento. Neles, abordam-se conteúdos científicos relacionados com as exposições e o acervo museológico de todos os polos do MHNC-UP, com especial enfoque na exposição permanente da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva.

No Museu em Linha com a Escola, os professores podem ainda agendar conversas informais sobre diversos temas científicos, conduzidas – via streaming, – por Curadores do MHNC-UP (Em linha com um Curador). Estes estão igualmente disponíveis para apresentar e debater com os alunos os resultados da sua própria investigação científica (Em linha com a Ciência).

Em ambos os casos, procura-se promover a “interação dos alunos com o trabalho de investigação potenciado pelo Museu” e, deste modo “estimular a compreensão e o entendimento das metodologias de investigação científica”.

Os Curadores do MHNC-UP estão disponíveis para realizar palestras e apresentações científicas via streaming. (Foto: MHNC-UP)

    Há vida para lá pandemia…

    Mas o Museu em Linha com a Escola não se esgota com a pandemia. “ Apesar desta necessidade ter efetivamente acelerado o desenvolvimento desta oferta, a ideia é que esta possa perdurar, mantendo-se relevante mesmo depois da normalidade ter sido restabelecida, estimulando a acessibilidade e inclusão”, nota Nuno Ferrand.

    O diretor do MHNC-UP ressalva ainda que esta iniciativa “naturalmente não substitui a visita aos espaços do MUSEU, nem a participação nas ações que neles têm lugar”. Ainda assim, “é possível criar um canal de diálogo directo com todas as escolas, professores e alunos que, pelos mais diversos motivos, não têm, em determinado momento, capacidade para se deslocar”.

    Para já, a oferta será disponibilizada gratuitamente até ao final da época de exames 2019/2020, mediante contacto com o Serviço Educativo do MHNC-UP.

    Mais informações e marcações através do telefone (+351) 220 408 760 e/ou do e-mail [email protected].