Exposição de Desenho Anatómico - ICBAS FBAUPVai estar patente de 17 a 26 de março, no Foyer do Salão Nobre do Instituto de Ciências Biomédica Abel Salazar / Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (ICBAS/FFUP), a exposição de desenhos “O Desenho no Museu Anatómico 2015 – Partilhas e Experiências Pedagógicas”, da autoria de estudantes das licenciaturas em Artes Plásticas e em Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Esta exposição reúne uma seleção de trabalhos realizados pelos estudantes no âmbito dos estudos de desenho II, entre novembro e dezembro de 2014, durante um trabalho de campo no Museu Anatómico Prof. Nuno Grande do ICBAS.  No conjunto destes desenhos, que se apresentam como “experiências pedagógicas num espaço partilhado de saberes”, ensaiam-se diferentes estratégias de conhecimento das peças humanas, animais e modelos anatómicos que integram o Museu.

Segundo a organização da exposição, encabeçada por Paulo Luís Almeida, Sílvia Simões, Jorge Silva Marques, Fabrízio Matos, todos eles docentes de Desenho da FBAUP, a colaboração entre o desenho nas licenciaturas em Artes Plásticas e Design e o Museu Anatómico assumiu dois propósitos: por um lado, “recuperar o espaço de transversalidade que o desenho sempre cultivou entre as diferentes áreas do conhecimento, como uma língua franca que revela as propriedades comuns dos objetos, ideias ou fenómenos investigados, entre as artes, o design e a ciência”. Por outro, pretendeu-se “aprofundar as estratégias criativas e cognitivas da observação, questionamento e comunicação com que o desenho confronta a realidade estranha do corpo interior, através de notações, diagramas, gestos e ilustrações”.

Com entrada livre, “O Desenho no Museu Anatómico 2015 – Partilhas e Experiências Pedagógicas” abre ao público às 11h30 do dia 17 de março. Depois deste momento inaugural, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 06h00 às 21h00, e ao sábado, das 06h00 às 16h00.

Mais informações aqui.