mostra01

A Mostra regressa ao Palácio de Cristal para dar a conhecer a Ciência e Inovação produzida na Universidade do Porto.

De 17 a 20 de março, todas as faculdades e centros de investigação da Universidade do Porto vão voltar a estar reunidos num único local para dar a conhecer à comunidade o que melhor se faz nas suas salas de aula e laboratórios. Trata-se da 14.ª edição da Mostra da U.Porto, que este ano regressa ao Pavilhão Rosa Mota (Palácio de Cristal).

Mais de 300 professores, investigadores e estudantes encontram-se envolvidos na organização daquela que é a grande montra do trabalho realizado durante todo o ano pela comunidade académica.

Durante estes quatro dias, quem passar pelo Pavilhão Rosa Mota poderá conhecer de perto as mais recentes descobertas e inovações científicas da Universidade do Porto: ver o balão de hélio que irá levar a Internet até ao alto mar, experimentar as suas expressões faciais numa personagem de cinema de animação, aprender os mecanismos de um carro elétrico de competição, descobrir como um estetoscópio digital pode detetar automaticamente as irregularidades do batimento cardíaco ou assistir à primeira apresentação de aplicações móveis construídas com base na nova tecnologia europeia SafeCloud.

A experimentação e a descoberta são o objetivo central da Mostra da U.Porto, focalizando a sua oferta nos estudante no caminho de os auxiliar no encontro da vocação.

Mais de 100 experiências e demonstrações científicas estarão disponíveis a todo o público.

Os visitantes da Mostra da U.Porto poderão ainda participar em aulas de pintura e desenho, aprender a produzir um medicamento, simulações de escavação arqueológica, descobrir porque não cai a Torre de Pisa, descobrir os mistérios das ondas e dos sismos, realizar aulas de culinária saudável e fazer rastreios, entre mais de 100 experiências, demonstrações e ensaios disponíveis.

Mas a Mostra da U.Porto é também o espaço por excelência onde os futuros estudantes do Ensino Superior poderão perceber mais pormenorizadamente qual o curso universitário que mais se adequa à sua vocação. No Pavilhão Rosa Mota será possível ter toda a informação e tirar todas as dúvidas sobre os 52 cursos de licenciatura e mestrado integrado da Universidade do Porto.

Com entrada livre, a Mostra da Universidade do Porto vai estar de portas abertas das 10 às 19 horas, durante quinta e sexta-feira, enquanto no fim de semana abre às 11 horas e encerra às 20 horas (no sábado) e 19 horas (no domingo).