O Pavilhão Multiusos de Gondomar vai voltar a abrir portas para receber mais uma edição da Mostra da Universidade do Porto, um evento que pretende “mostrar” o que a Universidade tem para oferecer ao público.

Durante quatro dias (de 20 a 23 de abril, quinta-feira a domingo), as 14 faculdades, centros de investigação e outros serviços da U.Porto vão estar em exposição em Gondomar, com o propósito de dar a conhecer a oferta formativa de uma das universidades portuguesas mais bem classificadas a nível internacional, como comprovam os dados do último QS World University Rankings by Subject.

A Mostra abre as portas a visitantes de todas as idades, que vão poder encontrar e participar em dezenas de atividades interativas de experimentação e demonstração científica levadas a cabo pelas faculdades e centros de investigação da U.Porto. Os mais curiosos vão poder conhecer um pouco mais do universo universitário, além de que poderão ficar a conhecer mais sobre as suas áreas de interesse, através de aulas práticas de pintura e desenho, experiências de produção de medicamentos e cosméticos, quizzes de geografia e exibições de robótica.

A par das experiências a decorrer nas bancas das faculdades e centros de investigação, a Mostra volta a dar espaço às atividades do palco central, desde atuações de tunas e outros grupos estudantis, a palestras sobre os mais diversos temas.

A Mostra é uma oportunidade única para conhecer e “experimentar” os 56 cursos de licenciatura e mestrado integrado da U.Porto (Foto: U.Porto)

A Mostra mostra-te o caminho

À semelhança das edições anteriores, a Mostra da U.Porto deste ano apresenta-se como um evento que pretende abrir os horizontes dos estudantes de ensino básico e secundário, oferecendo-lhes um espaço privilegiado para explorarem as suas áreas de interesse, procurarem informação sobre planos de estudo e requisitos de acesso e saídas profissionais de mais de 50 cursos de licenciatura e mestrado integrado da U.Porto.

Mas a Mostra não se dirige exclusivamente para os mais novos, estando também uma vertente dirigida às famílias e aqueles que procuram oportunidades de retomar ao ensino.

Para guiar os visitantes, estarão disponíveis centenas de estudantes, professores, investigadores e técnicos da U.Porto, preparados para aconselhar e orientar os futuros estudantes do Ensino Superior e as suas famílias.

Na edição de 2022, a primeira a decorrer no Multiusos de Gondomar, a Mostra da U.Porto contou com mais de 30.000 visitantes. (Foto: U.Porto)

Transporte gratuito e Mostra online

De forma a assegurar que todos têm oportunidade de visitar a Mostra 2023, a U.Porto vai providenciar um serviço de transporte gratuito e permanente até ao Multiusos de Gondomar, com partida de cinco pontos distintos: Estação de Campanhã (início da Rua Pinto Bessa), Estação de Metro do Estádio do Dragão, Estação de Metro de Fânzeres, Planetário do Porto e Asprela.

Para quem não puder deslocar-se a Gondomar, o website da Mostra vai também disponibilizar informação atualizada (brochuras, fotografias, vídeos) sobre o evento. Nesta Mostra “virtual”, será possível acompanhar algumas palestras e iniciativas que estiverem a acontecer no Multiusos de Gondomar.

Com entrada livre e gratuita, a Mostra da Universidade do Porto 2023 vai estar de portas abertas das 10h00 às 19h00, durante quinta e sexta-feira. No fim de semana, abre às 11h00 e encerra às 19h00 (no sábado) e às 18h00 (no domingo)

Para mais informações (horário, programa de atividades, entre outras), consulta o website da Mostra da U.Porto.