Na última edição, mais de 15 mil pessoas visitaram a Mostra da U.Porto (Foto: Egidio Santos/ U.Porto)

Entre os próximos dias 4 e 7 de abril, vai viver-se e respirar-se experimentação, descoberta e conhecimento em pleno centro do Porto. Estamos a falar da Mostra da Universidade do Porto, que na sua 17.ª edição, sai, pela primeira vez, à rua e abre ao público no Largo Amor de Perdição, em frente ao Centro Português de Fotografia, junto à Cordoaria. Em plena baixa do Porto e perto da Reitoria, as faculdades e os centros de investigação da U.Porto reúnem-se para mostrarem a miúdos e graúdos o que melhor se faz nas diferentes unidades de ensino e investigação científica da Universidade do Porto.

De quinta-feira a domingo, cerca de 300 docentes, técnicos e estudantes da U.Porto estarão disponíveis no mesmo espaço para dar a conhecer a oferta formativa da Universidade e demonstrar o lado mais divertido do conhecimento científico. O espaço é complementado por dezenas de atividades interativas de experimentação e demonstração científica.

Desde aulas práticas de pintura e desenho, a experiências de produção de medicamentos e cosméticos, à demonstração de manobras de Suporte Básico de Vida, quizzes sobre geografia, ou a exibição de robôs ou submarinos, várias são as atividades interativas de experimentação e demonstração científica abertas à participação de todos, desde os mais pequenos aos mais crescidos.

A Mostra da U.Porto 2019 realiza-se de 4 a 7 de abril, junto à Cordoaria. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Aberta ao público em geral, a Mostra da Universidade do Porto apresenta-se como um espaço privilegiado para alunos do ensino básico e secundário que, em visitas escolares ou de forma individual, procuram informação sobre os planos de estudo, os requisitos de acesso e as saídas profissionais dos 52 cursos de licenciatura e mestrado integrado da Universidade Porto.

Graças ao contacto direto com estudantes e professores de cada curso, o público pré-universitário pode tirar todas as dúvidas e questões em torno do ensino superior, e também receber informações sobre apoios sociais, empregabilidade e programas de mobilidade internacional existentes na U.Porto, assim como participar em sessões de esclarecimento sobre o acesso ao Ensino Superior e obter apoio em matéria de orientação vocacional.

Com entrada livre e gratuita, a Mostra da Universidade do Porto 2019 vai estar de portas abertas das 10h00 às 19h00, durante quinta e sexta-feira, enquanto no fim de semana abre às 11h00 e encerra às 20h00 (no sábado) e às 19h00 (no domingo).