No dia 13 de abril, a Praça dos Leões será o ponto de partida para uma atuação de grupos académicos, que vão percorrer algumas ruas da cidade.

(Atualizada às 11h38 de 6 de abril)

Durante quatro dias, alunos do ensino básico e secundário, mas também as famílias e a população em geral vão poder ter um primeiro contacto com as diferentes áreas de ensino e de investigação na Mostra da Universidade do Porto 2017. O evento acontece de 20 a 23 de abril, mas antes do arranque oficial, há um conjunto de atividades pela cidade que prometem despertar a curiosidade para o que pode ser experimentado mais tarde no Pavilhão Rosa Mota.

O “Porto à Mostra” tem início no sábado, 8 de abril. Quem passar pela Câmara Municipal do Porto entre as 15h30 e as 17h30, poderá vestir a pele de “Robin Hood” por um dia, ao experimentar a modalidade de tiro com arco, com a ajuda de instrutores e atletas do Centro Desportivo da U.Porto (CDUP-UP).

No dia 9 de abril está agendada uma visita ao IGUP na Serra do Pilar, onde funcionou uma estação sísmica que fornecia dados para os Estados Unidos da América durante a Guerra Fria.

No dia seguinte, 9 de abril, pelas 18h30, a Mostra da U.Porto promete fazer tremer a cidade, ao propor uma visita ao edifício, ao sismógrafo histórico e à exposição “Fragmentos do Espaço: a exploração espacial tripulada”, no Instituto Geofísico da U.Porto (IGUP), situado na Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia. O IGUP foi fundado em 1885 e é uma das duas únicas estações climatológicas seculares existentes no país, tendo funcionado neste espaço uma estação sísmica integrada numa rede mundial, que, durante a Guerra Fria, forneceu dados aos Estados Unidos da América sobre os testes nucleares da antiga URSS. A visita é limitada a 30 pessoas e carece de inscrição aqui. A visita é repetida nos dias 10, 11 e 12 de abril às 18h30 e dia 13 de abril às 17h00.

No dia 13 de abril (quinta-feira), a partir das 11h00, está agendada uma visita ao CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – no novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. O CIIMAR reúne 460 investigadores que procuram dar resposta aos desafios económicos e sociais, contribuindo para o crescimento económico e sustentável do país. O número de visitantes é limitado e é necessário efetuar inscrição prévia até dia 11 de abril para o email [email protected].

O programa de atividades continua na parte da tarde na Praça Gomes Teixeira (Praça dos Leões), onde a partir das 18h00 terá lugar uma atuação de grupos académicos que prometem “mostrar” a todos os presentes um pouco da sua tradição, ao percorrer algumas ruas da cidade. Entre os grupos confirmados, vão estar o Orfeão Universitário do Porto, o grupo de Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto e os Looney Tuna, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

Os eventos que antecipam a Mostra da U.Porto terminam no dia 18 de abril, onde o público é convidado a assistir à aula de Desenho dos estudantes da Faculdade de Belas-Artes da U.Porto à entrada da Estação de São Bento, entre as 9h00 e as 12h00.

A Mostra da U.Porto 2017 realiza-se então de 20 a 23 de abril. Nesta edição, os visitantes serão convidados a conhecer os mais de 600 programas de formação da universidade, desde o 1.º ciclo (licenciatura e mestrado integrado) até aos mais elevados graus de pós-graduação (mestrado e doutoramento), ao mesmo tempo que experimentam “in loco” o que se faz na universidade favorita dos estudantes em Portugal.

Mais informações em https://www.mostra.up.pt/.