Milhares de alunos são esperados durante os quatro dias da Mostra, num evento que reúne o trabalho realizado por toda a comunidade da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Informar, experimentar e descobrir. São as três palavras-chave da edição 2017 da Mostra da Universidade do Porto, que, de 20 a 23 de abril, convida miúdos e graúdos a conhecer o que de melhor se faz na U.Porto no Pavilhão Rosa Mota. À espera dos visitantes vão estar mais de uma centena de atividades interativas de experimentação e demonstração científica, bem como a oportunidade única para esclarecerem dúvidas sobre os cursos da U.Porto e o acesso ao Ensino Superior.

Naquela que é a maior montra do trabalho realizado por toda a comunidade da U.Porto, os visitantes vão poder assistir e participar em atividades que vão desde simulações de julgamentos a aulas práticas de desenho e de pintura, à possibilidade de jogar xadrez com um robô, passando pela procura de sinais de trânsitos planetários a partir de dados reais da missão Keppler, da NASA.

Das mais de 100 atividades ao dispor, os visitantes da Mostra podem também interagir com o robô REDI, que vai andar a “passear” pelo recinto da Mostra ou ficar a saber como se produz etanol e qual o microrganismo utilizado para se fazer iogurte. Haverá também uma piscina insuflável onde todos podem experimentar um jogo dinâmico, bem como as demonstrações de videojogos.

Entre as mais de 100 atividades ao dispor dos visitantes inclui-se a possibilidade de testar uma série de vídeo jogos, um pouco diferentes dos tradicionais. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Como a Mostra da U.Porto não se esgota no público pré-universitário, os visitantes recém-licenciados ou que já estejam inseridos no mercado de trabalho, e que queiram prosseguir estudos, podem explorar todas as opções de formação da universidade, desde pós-graduações a mestrados ou doutoramentos.

Durante quatro dias, cerca de 300 docentes, investigadores, técnicos e estudantes da Universidade do Porto mudam-se de “malas e bagagens” para o Pavilhão Rosa Mota, num evento que vai contar com a presença das 14 faculdades, da Porto Business School e de alguns dos mais reputados centros de investigação da U.Porto.

A Mostra da Universidade do Porto estará aberta a todo o público de 20 a 23 de abril no seguinte horário: quinta e sexta das 10h00 às 19h00, sábado das 11h00 às 20h00 e domingo das 11h00 às 19h00.

Perto de 6.000 alunos do ensino básico e secundário já se encontram inscritos para visitas de estudo, mas muitos mais irão passar pelo Pavilhão Rosa Mota até 23 de abril. Na edição passada, cerca de 18.000 pessoas visitaram a Mostra da U.Porto.

Mais informações sobre o programa de atividades estão em permanente atualização em www.mostra.up.pt.