Centro de Simulação Biomédica da FMUP

Um estudo FMUP/CINTESIS concluiu que o número de mortes por Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica baixou 20% em dez anos.

Uma equipa de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) concluiu que o número de mortes por Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) ocorridas nos hospitais nacionais baixou 20% em dez anos, caindo de 9,3% para 7,5%. Numa altura em que a Organização Mundial de Saúde prevê o aumento da mortalidade causada por esta patologia, o resultado surpreendeu os cientistas que o interpretam como uma consequência da melhoria dos cuidados de saúde prestados no nosso país, embora não excluam outros fatores.

Os autores verificaram também que existe uma tendência crescente para classificar a causa das hospitalizações como sendo pneumonia em vez de DPOC, o que pode contribuir para o desproporcionado número de internamentos por pneumonia em Portugal (cerca de 50 mil/ano), fazendo desta patologia uma das principais causas de hospitalização e de mortalidade no nosso país.

O estudo foi publicado na revista científica Respiratory Medicine e teve como objetivo analisar a admissão hospitalar, a duração do internamento e a mortalidade dos doentes com DPOC internados nos hospitais portugueses, entre 2000 e 2010. Os dados referiam-se aos hospitais públicos (onde ocorrem cerca de 85% dos internamentos) e foram cedidos pela Administração Central de Sistemas de Saúde (ACSS).

“A análise revelou que durante o período em estudo ocorreram 123 mil admissões hospitalares por agudizações de doença respiratória obstrutiva, estando mais de 80% dos casos relacionados especificamente com DPOC”, explica Rafael Vieira, estudante de Medicina e investigador.

Em média, foram efetuadas 80 hospitalizações por 100 mil habitantes com mais de 18 anos, no seguimento de exacerbações por DPOC. Se somarmos à DPOC outras doenças respiratórias obstrutivas, como a asma e a bronquiectasia, o número de internamentos sobe para as 103 hospitalizações por 100 mil habitantes maiores de idade.

As admissões hospitalares por DPOC foram significativamente mais elevadas nos grupos de pacientes com mais de 70 anos. O tempo médio de admissão foi de 8 dias.

A DPOC é uma patologia caracerizada pela limitação crónica do fluxo de ar, falta de ar (dispneia), tosse, pieira e aumento da produção de expectoração e é progressiva e debilitante. Neste momento, é a quarta causa de morte em todo o Mundo, sendo que a Organização Mundial de Saúde estima que venha a ocupar o terceiro lugar até 2030.