Faleceu Nuno Montenegro, antigo estudante e professor catedrático convidado aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

O médico natural do Porto especializou-se nas áreas da Ginecologia e Obstetrícia, com uma subespecialização em “Fetal Medicine”, sendo reconhecido pelos seus pares como um exemplo de dedicação e empenho em todas as diversas causas que abraçou ao longo da sua vasta carreira.

Nascido a 2 de julho de 1955, Nuno Montenegro licenciou-se em Medicina (1978) pela FMUP, tendo concluído o doutoramento em 1993. Também na FMUP, em 2000, apresentou as Provas de Agregação na área da “Circulação Placentar Hemocrial”.

Ao longo da carreira, Nuno Montenegro participou em mais de 150 palestras e foi autor de mais de 200 publicações em revistas internacionais. Ainda na Faculdade de Medicina, Nuno Montenegro desempenhou os cargos de vice-presidente do conselho diretivo (2007-2014) e de subdiretor (2014-2018).

A par da intensa atividade enquanto académico e cientista, conciliou ainda a prática clínica, tendo sido chefe de serviço e diretor do serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Universitário de São João.

Nuno Montenegro integrou ainda várias comissões e grupos de trabalho da Direção-Geral da Saúde, da ARS Norte e da Ordem dos Médicos.

“Um exemplo de dedicação que irá deixar saudades”

A FMUP expressou o seu profundo reconhecimento pela extraordinária dedicação prestada por Nuno Montenegro à Medicina, nas suas variadas vertentes, na nota de pesar assinada por Altamiro da Costa Pereira. “Dotado de um temperamento aberto e expansivo, Nuno Montenegro nunca foi indiferente a ninguém e por isso deixa, em todos os que com ele trabalharam ou conviveram, a saudade de alguém sempre disponível e interventivo que defendia com paixão e empenho as diversas causas que abraçou”, escreveu, assim, o diretor da FMUP.

Já o Reitor da Universidade do Porto recorda Nuno Montenegro como ” um dos mais brilhantes ginecologistas e obstetras da sua geração, com uma carreira notável como clínico, docente e investigador. A sua reputação médico-científica extravasou fronteiras, mas foi na Faculdade de Medicina e no Centro Hospitalar Universitário de São João que deixou uma marca indelével de dedicação, competência, saber e humanismo”, enaltece António de Sousa Pereira.

“Como Reitor, quero manifestar o reconhecimento da Universidade do Porto pelo admirável percurso académico, médico e científico do Professor Nuno Montenegro, a quem prestamos a nossa sentida homenagem”, finaliza o Reitor.

Num testemunho mais pessoal, José Agostinho Marques, professor catedrático jubilado da FMUP, recordou os oito anos partilhados na direção da Faculdade, “em que a presença do Nuno marcava toda a gente pela dedicação com que se empenhava e pela sua frontalidade. (…) A sua falta deixa um vazio imenso”.

Nuno Montenegro faleceu aos 66 anos de idade. O funeral realiza-se esta quinta-feira, dia 23 de setembro, às 10h00, na Igreja das Antas, no Porto.