O antigo Reitor da Universidade de Évora e Doutor Homnoris Causa pela Universidade do Porto, Manuel Ferreira Patrício, faleceu  no passado sábado, 11 de setembro, aos 82 anos, em Elvas.

Natural de Montargil (Portalegre), onde nasceu em 1938, Manuel Ferreira Patrício desempenhou ao longo da sua vida diversos cargos de elevada responsabilidade, dos quais se destacam a presidência do Instituto de Inovação Educacional, entre 1987 e 1989, o cargo de Diretor-Geral do Departamento do Ensino Superior (1993-1996) ou as mais de duas décadas de docência na Universidade de Évora, instituição onde se doutorou em Filosofia da Educação, e que viria a liderar entre 2002 e 2006, ano da sua aposentação.

Durante o exercício das várias funções, Manuel Ferreira Patrício sempre procurou contribuir para a compreensão e construção do ser humano, apoiando a sua ação nos conceitos da Filosofia e da Pedagogia. Foi, aliás, esta sua faceta que levou à sua constituição enquanto um dos mentores da chamada formação integrada de professores e da Escola Cultural.

A reconhecida ação de Manuel Ferreira Patrício, nomeadamente a prestação de serviços relevantes a Portugal, levou, em 2012, à atribuição da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República.

“Mas não é apenas pela respeitada e conceituada carreira académica e profissional que se destaca a vida do Professor. A sua postura extremamente humanista e altruísta para com todos aqueles com quem contactava é unanimemente reconhecida nos meios onde atuava”, lê-se numa nota de pesar publicada no site da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP).

Na verdade, Manuel Ferreira Patrício manteve ao longo de muitos anos uma estreita relação com a FADEUP, sendo muitos os estudantes e professores da nossa instituição que beneficiaram do seu profundo conhecimento e assinalável experiência nas áreas da Educação, da Pedagogia, da Filosofia e da Cultura. “Na memória ficará sempre, para além da sua generosa dedicação e conhecimento de referência, a simpatia e educação com que sempre se nos dirigiu”, refere a Faculdade.

Foi também por proposta da FADEUP que Manuel Ferreira Patrício foi distinguido, em 2013, com o título de Doutor Honoris Causa da U.Porto, “em reconhecimento pelo seu percurso ímpar e de excelência”.