José Remísio Castro Lopes, um dos mais reputados neurologistas portugueses e antigo professor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, faleceu esta segunda-feira, dia 18 de julho, aos 88 anos de idade.

Pioneiro em Portugal no estudo e tratamento da doença vascular cerebral, fundador e ainda presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, José Remísio Castro Lopes notabilizou-se pelo trabalho nesta área, tendo sido publicamente reconhecido com a atribuição do Prémio Nacional de Saúde 2018.

Na ocasião, a Direção Geral de Saúde, entidade promotora do prémio, destacou “o seu contributo para a obtenção de ganhos em saúde na área da doença vascular cerebral, com incessante atividade de difusão de princípios e terapias, com resultados na redução da morbilidade e mortalidade desta patologia tão grave e significativa em termos de saúde pública”.

Também o Reitor da Universidade do Porto destacou, numa nota de pesar divulgada esta terça-feira, a responsabilidade direta que José Castro Lopes teve por “notáveis avanços na prevenção e tratamento da Doença vascular cerebral” no nosso país.

Apresentando as suas condolências a toda a família, mas em particular ao filho homónimo, atual Vice-Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira nota que “o Professor José Castro Lopes merece ser lembrado pelo seu admirável percurso académico e pela sua brilhante carreira médico-científica”, salientando que o neurologista “prestigiou a medicina e a ciência portuguesas, bem como a instituição onde se formou e lecionou”.

O funeral de José Castro Lopes realiza-se esta terça-feira, dia 19 de julho, às 15h00, na Igreja Paroquial do Cristo Rei, no Porto.

José Castro Lopes na cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Saúde 2018. (Foto: Jornal Raio-X)

José Remísio Castro Lopes: Uma vida dedicada a combater o AVC

Nascido em 27 de fevereiro de 1934, em Vila Nova de Foz Côa, José Remísio Castro Lopes licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) em 1959. Iniciou a sua carreira médica no Serviço de Neurologia no Hospital Geral de Santo António, serviço que viria a dirigir desde 1977 e no qual criou a primeira unidade de AVC (acidente vascular cerebral) do país. Durante este período, foi também Professor Catedrático de Neurologia no ICBAS.

Ao longo do seu percurso profissional, foi Diretor Clínico do Hospital Geral de Santo António, tendo ainda presidido o Colégio de Especialidade de Neurologia da Ordem dos Médicos e a Sociedade Portuguesa de Neurologia.

A par da atividade enquanto médico e docente, José Remísio Castro Lopes fundou, em 2005, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), que preside desde então. No contexto da SPAVC, o neurologista desenvolveu um extenso trabalho de promoção do conhecimento sobre esta patologia, tanto junto dos profissionais de saúde como da população em geral.