José Quintão, Professor Jubilado da Faculdade de Arquitectura (FAUP) e Emérito da Universidade do Porto, faleceu esta quinta-feira, aos 80 anos de idade.

Nascido em 1940 em Quelimane, Moçambique, José Quintão diplomou-se em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) e doutorou-se, em 2001, pela FAUP com a Tese ‘Fachadas de igrejas portuguesas de referente clássico: uma sistematização classificativa’ publicada em 2005 pela Faup Publicações.

Foi professor de Projeto, Teoria e História, tendo-se destacado como docente de ‘História da Arquitetura Portuguesa’ com Alexandre Alves Costa e Marta Oliveira, de ‘História da Arquitetura Moderna’ com José Miguel Rodrigues, e, recentemente, como docente de ‘Análise Arquitetural’ e ‘Classicismo e Tectónica’ no Programa de Doutoramento em Arquitetura da FAUP.

O seu interesse pela História da Arquitetura e, mais especificamente, pela arquitetura portuguesa de referente clássico, aliado ao seu pragmatismo e rigor científico, permitiram-lhe desenvolver uma importante e intensa letiva e de investigação.

José Quintão em 1985. (Foto: Sergio Fernandez)

Publicou diversos trabalhos na área da História da Arquitetura e é autor de numerosos projetos e obras. Para a Universidade do Porto projetou, em colaboração com os arquitetos Domingos Tavares e Lúcio Parente, no Centro de Estudos da FAUP, o edifício da Faculdade de Medicina Dentária da U.Porto.

Ao longo da sua carreira universitária, José Quintão exerceu também vários cargos de gestão, nomeadamente como Vogal do Conselho Directivo e Director dos Serviços de Apoio Académico da Escola Superior de Belas Artes do Porto e Membro do Conselho Científico da FAUP.

Em 2014, a Universidade do Porto concedeu-lhe o título de Professor Emérito.