José Luís Medina, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e figura de referência no ensino, investigação e prática da Endocrinologia em Portugal, faleceu esta segunda-feira, aos 81 anos de idade.

Natural do Porto, José Luís Medina (1940-2022) formou-se em Medicina pela FMUP em 1965. Após cumprir o serviço militar, regressaria à faculdade como professor assistente de Química Fisiológica e de Clínica Médica.

Começava assim uma ligação à docência que se manteria até à – e para além da – sua jubilação, em 2010. Doutorado em Medicina – Endocrinologia em 1988, ascendeu, sucessivamente, a Professor Associado (1990), Professor Associado com agregação(1996) e Professor Catedrático (2000) de Medicina. Foi ainda Diretor de Serviço de Endocrinologia, do Laboratório Nobre e do Departamento de Medicina da FMUP, para além de ter desempenhado funções em vários órgãos diretivos da faculdade.

O nome de José Luís Medina está também fortemente ligado ao Hospital de São João, instituição onde desenvolveu grande parte da sua carreira como médico especialista em Endocrinologia. No São João, foi responsável da Unidade de Endocrinologia e, posteriormente, diretor do Serviço de Endocrinologia, tendo ainda integrado a direção do hospital.

Em paralelo com a docência e a prática clínica, ocupou vários cargos de relevo no domínio da Endocrinologia, incluindo os de Presidente das Sociedades Portuguesa para o Estudo da Obesidade, de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo. Presidiu igualmente à Sociedade Portuguesa de Diabetologia, à Associação Luso-Galaica de Endocrinologia, e ao Colégio da Especialidade da Endocrinologia da Ordem dos Médicos.

Autor de mais de 200 de trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais, coordenou e colaborou em várias obras sobre temas relacionados com a diabetes ou a obesidade. Membro do Board de Mediterranean Group for the Study of Diabetes, fez parte do Conselho Científico da DIABEM (Barcelona) e de várias revistas nacionais e internacionais.

“Alguém sempre disponível e interventivo”

Entre as várias distinções de que José Luís Medina foi alvo ao longo da carreira incluem-se a Medalha de Ouro de serviços distintos do Ministério da Saúde e a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos, ambas atribuídas em 2016.

No mesmo ano, foi homenageado na Sessão de Abertura do XXII Curso Pós-Graduado de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, organizado pelo Centro Hospitalar de S. João, em colaboração com a FMUP. Ocasião em que foi recordado como “mestre e modelo para muitos endocrinologistas que de Norte a Sul do país praticam a Endocrinologia”.

“Ninguém ficava indiferente à sua boa disposição, mas também à profundidade do seu raciocínio” recordam por sua vez Altamiro da Costa Pereira e Davide Carvalho, numa nota de pesar assinada em conjunto. O diretor e professor da FMUP escrevem que José Luís Medicina irá “deixar, em todos os que com ele trabalharam ou conviveram, a saudade de alguém sempre disponível e interventivo”.

O velório de José Luís Medina realiza-se esta segunda-feira, a partir das 14h0o, na Igreja da Senhora da Hora (Matosinhos). O funeral será esta terça-feira, às 16h00, após o qual será sepultado no jazigo da família no cemitério da Senhora da Hora.