O físico José Ferreira da Silva, Professor Catedrático Jubilado do departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), faleceu esta quinta-feira, dia 11 de março, aos 89 anos de idade.

Natural de Vila do Conde, cidade onde nasceu em dezembro de 1931, José Ferreira da Silva licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). Mudou-se depois para a Holanda, onde concluiu o doutoramento em Física pela Universidade de Leiden.

Professor Catedrático da FCUP desde 1979, foi regente de várias disciplinas nas licenciaturas em Física e Química. Deu ainda aulas nos cursos de Medicina e Ciências do Meio Aquático do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e de Ciências do Desporto na então Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) – atual Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP).

A nível científico, desenvolveu grande parte do seu trabalho na área da Supercondutividade, no Centro de Física da U.Porto (IFIMUP). Nos últimos anos da carreira, dedicou também um interesse especial às áreas da História e Filosofia das Ciências.

José Ferreira da Silva foi ainda presidente da Comissão Diretiva Provisória da FCUP, da Comissão Diretiva do Instituto Geofísico da U.Porto (IGUP), de 1980 a 1984, e da Delegação do Norte da Sociedade Portuguesa de Física, de 1979 a 1982.