José Eduardo Pinto da Costa, antigo estudante e professor da Universidade do Porto e um dos mais reconhecidos especialistas nacionais em Medicina Legal, faleceu ontem, dia 8 de dezembro, aos 87 anos de idade.

Natural do Porto, onde nasceu a 3 de abril de 1934, José Eduardo Lima Pinto da Costa licenciou-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1960, com a tese “Morte por Acção [sic] do Óxido de Carbono”, um estudo médico-legal classificado com 18 valores que viria a ser citado na revista de ciências forenses da INTERPOL.

Uma distinção que o levaria a iniciar a carreira docente logo no ano seguinte, em 1961, como assistente de Medicina Legal e Toxicologia Forense. Este seria o primeiro passo de um percurso académico e profissional inteiramente dedicado à Medicina Legal, campo onde se notabilizou a nível nacional e internacional.

Depois de, em 1976, ter assumido a direção do Instituto de Medicina Legal do Porto, foi eleito pelos seus pares como primeiro presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Legal da Ordem dos Médicos, presidiu ao Conselho Superior de Medicina Legal em Portugal (1988- 1998) e foi o primeiro português a ocupar a vice-presidência da Academia Internacional de Medicina Legal e Medicina Social (1985-1991).

Como docente, José Eduardo Pinto da Costa inspirou gerações de estudantes da Universidade do Porto, tendo sido orientador de múltiplas teses de doutoramento na área da Medicina Legal. No Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), onde acabaria por se jubilar como docente em 2004, foi responsável pela criação do Mestrado de Medicina Legal.

O maior testemunho da influência abrangente do professor Pinto da Costa terá sido a homenagem pública que os seus antigos estudantes,  provenientes de áreas do saber diversas como a medicina, o direito, a medicina dentária, a psicologia e a criminologia, lhe prestaram a 9 de outubro de 2013.

Perante a plateia lotada do Salão Nobre do ICBAS, José Eduardo Pinto da Costa proferiu aquelas que intitulou como Palavras Finais à academia. Em jeito de agradecimento aos louvores recebidos na sessão, acabaria por contrapor: “Vi algures, em referência à minha pessoa, «uma vida a ensinar». Em boa verdade, a minha vida tem sido a aprender”.

“Admirável carreira académica”

Na sua nota de pesar pelo falecimento de José Eduardo Pinto da Costa, o Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, realçou “a admirável carreira académica, relevante obra científica e empenhada atividade cívica” do antigo estudante e docente da U.Porto.

“Para nossa fortuna, o Prof. José Eduardo Pinto da Costa desenvolveu boa parte do seu notável percurso académico na Universidade do Porto, quer como estudante, quer como docente e investigador. Por isso, somos legatários da qualidade pedagógica, capacidade científica, dimensão intelectual, integridade deontológica e grandeza humana do Prof. José Eduardo Pinto da Costa.”

A esse propósito, o Reitor da Universidade do Porto enalteceu ainda o papel do médico legista “em muitas causas sociais por que lutou, como a violência doméstica, um dos grandes flagelos do nosso país”, fazendo notar a sua participação como membro fundador da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Tendo o próprio sido estudante de Pinto da Costa, António de Sousa Pereira recordou todos aqueles que “cresceram académica e profissionalmente sob a orientação pedagógico-científica” de José Eduardo Pinto da Costa. “Foi um extraordinário pedagogo, distinguindo-se por combinar conhecimento científico com vasta erudição e muito humor”, concluiu o Reitor da Universidade do Porto.

As cerimónias fúnebres realizam-se às 17h00 de hoje, 9 de dezembro, na igreja de Cedofeita, no Porto.