José Costa Lima, Professor Emérito da Universidade do Porto, antigo diretor da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP) e um dos mais reconhecidos químicos da sua geração, faleceu esta terça-feira, 1 de fevereiro de 2022, aos 76 anos de idade.

Natural do Porto, cidade onde nasceu a 5 de dezembro de 1945, José Luís Costa Lima licenciou-se em Química (1970) e doutorou-se em Química Analítica (1985) pela Faculdade de Ciências da U.Porto. Em 1986, ingressa como Professor Auxiliar na Faculdade de Farmácia com o objetivo de criar um grupo dedicado à Química Analítica e Aplicada, com investigação compatível com os objetivos do ensino da Química em Ciências Farmacêuticas.

José Costa Lima foi, então, o criador de uma verdadeira escola de Química Analítica na FFUP, consubstanciada na formação de mais de 60 estudantes de doutoramento, a quem apelidava carinhosamente de “filhos científicos”.

Pelo seu contributo para a Química nacional, José Costa Lima foi agraciado em 2012 com o mais destacado prémio de Química em Portugal – o Prémio Ferreira da Silva – atribuído pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), organismo a que esteve ligado enquanto presidente da Divisão de Química Analítica e da Delegação do Porto.

Ainda recentemente, em outubro de 2021, foi distinguido com o Prémio de Mérito da Sociedade Portuguesa de Eletroquímica (SPE), um galardão destinado a cientistas que se tenham notabilizado pelo seu forte contributo para o desenvolvimento da Eletroquímica em Portugal.

A ligação de José Costa Lima à Faculdade de Farmácia fica marcada pelos nove anos em que liderou os destinos da faculdade (de 1998 a 2000 e de 2010 a 2015). Enquanto diretor da FFUP, foi responsável, por exemplo, pela conclusão do processo de abertura, em 2012, do novo complexo partilhado pela faculdade e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), junto ao Palácio de Cristal.

José Costa Lima é uma “perda irreparável”

Para o atual diretor da FFUP, Domingos Ferreira, “o desaparecimento do Prof. Doutor Costa Lima é uma perda irreparável de um douto, sapiente e inspirador docente e investigador na área da química, mas antes de mais um estimado, interessado e diligente colega e Professor, por todos acarinhado.”

“Todos os que com ele trabalharam, ou de alguma forma partilharam do seu tempo, recordarão para além da sapiência, a bonomia, a generosidade, a afeição do trato e as horas que dedicava a todos os que o procuravam”, recorda Domingos Ferreira.

Também o Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, relembra o pedagogo “extremamente cativante e afetuoso”: “Como docente, distinguia-se não apenas pelo imenso saber que transmitia aos estudantes, mas também pela forma como os contagiava com a curiosidade científica, a determinação metódica e a integridade deontológica que eram seu apanágio”.

Por isso, reforça o Reitor da U.Porto, “neste desafortunado momento, importa lembrar o extraordinário contributo que, ao longo de mais de 50 anos, o Prof. Costa Lima deu à ciência portuguesa, à Universidade do Porto e à sua Faculdade de Farmácia”.

Excelência científica

Em paralelo à sua excelência enquanto pedagogo, José Costa Lima destacou-se pela qualidade da produção científica desenvolvida à frente do Laboratório de Química Aplicada da FFUP, traduzida em mais de 500 publicações científicas em revistas portuguesas e estrangeiras e mais de 3000 comunicações em congressos nacionais e internacionais.

Centrados nos domínios da Química Analítica, mas também da Química Ambiental, da Química Alimentar, da Bioquímica e da Eletroquímica, os seus trabalhos de maior impacto na comunidade científica versam sobre a automatização de análises químicas, bioquímicas e eletroquímicas.

José Costa Lima foi responsável, por exemplo, pela criação de novos conceitos e técnicas nesta área através da introdução de elementos de comutação múltipla em redes de fluxo, por multi-comutação e por multi-impulsão.

Membro estrangeiro da Academia Brasileira de Ciências desde 2005, foi ainda Presidente da Sociedade Portuguesa de Electroquímica (2000-2003) e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Farmacêuticas (2001-2003 e 2005).

Jubilou-se como docente da FFUP em 2015, com a apresentação da sua “Última Aula” perante um auditório pequeno para tantos que quiseram homenagear o impacto da sua obra. Em reconhecimento do seu contributo para o engrandecimento da FFUP e a Universidade do Porto, José Costa Lima foi nomeado Professor Emérito da Universidade do Porto em 2017.

O velório de José Costa Lima realiza-se na Igreja de Cedofeita (Porto), entre as 15h00 e as 20h00 de hoje e as 9h00 e as 14h30 de amanhã, momento em que se realizará o funeral, na mesma igreja.