O arquiteto José Carlos Loureiro, antigo estudante e professor da Escola de Belas Artes do Porto (antecessora das atuais faculdades de Arquitetura e de Belas Artes da Universidade do Porto) e da FAUP, e figura central da arquitetura portuguesa do século XX, faleceu esta quarta-feira, aos 96 anos de idade.

Natural da Covilhã, cidade onde nasceu a 1 de dezembro de 1925, José Carlos Loureiro diplomou-se em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes com a classificação de 19 valores. Foi Assistente e Professor na mesma instituição, funções que exerceu até 1972, momento em que abandona a docência – que retomaria entre 1992 e 1993 como professor convidado da FAUP, onde lecionou a disciplina de Ciências da Construção – para se dedicar a tempo inteiro ao exercício da Arquitetura.

Da vasta obra que deixou um pouco por todo o país destacam-se, por exemplo, os icónicos edifícios do Pavilhão Rosa Mota (Palácio de Cristal) e do Edifício Parnaso, no Porto. Assinou ainda, entre outros projetos:  o Hotel D.Henrique, no Porto; a Escola Superior de Educação, em Viana do Castelo; o Tribunal de Barcelos; o Centro Cultural da Maia; a Sede da Companhia Tranquilidade, no Porto; a Fábrica de calçado Ele­fanten, em Seixezelo; e várias obras no complexo do Santuário de Fátima. Os departamentos de Física, de Química, de Matemática, de Biologia, de Mineralogia, de Botânica, assim como o Edifício Central da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) são também da sua autoria.

No campo de urbanismo destacam-se os Planos Diretores das Termas de Carvalheiros, de Barcelos e de Paços de Ferreira.

Membro de vários concursos nacionais de arquitetura, José Carlos Loureiro desempenhou ainda cargos diretivos na Secção Regional do Norte do Sindicato Nacional dos Arquitetos e foi vice-presidente do Conse­lho Diretivo Nacional da Associação dos Arquitetos Portugueses.

Em 2009, foi agraciado com a Medalha Municipal de Mérito, Grau de Ouro, da Câmara Municipal do Porto, e mais recentemente, em 2017, recebeu a Medalha de Mérito Profissional da Câmara Municipal de Gondomar.

Em 2015, por ocasião dos seus 90 anos, a FAUP associou-se à Fundação Marques da Silva, entidade à qual José Carlos Loureiro doou o seu acervo profissional, com o propósito de homenagear o arquiteto, num programa comissariado pelo arquito e professor da FAUP, Alexandre Alves Costa.

O velório de José Carlos Loureiro decorre na tarde desta quinta-feira 1 de setembro, na Capela da Ressurreição, em Valbom. O funeral realiza-se no dia 2 de setembro, às 11h00.