A Professora Catedrática e ex-presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), Corália Vicente, faleceu esta quarta-feira, aos 69 anos de idade, vítima de doença prolongada.

Natural de Coimbra, onde nasceu a 27 de janeiro de 1953, Corália Vicente licenciou-se em Matemática – Ramo Matemática Aplicada – pela Faculdade de Ciências da U.Porto, em 1976. Completaria a sua formação académica na Universidade de Warwick (Reino Unido), pela qual era mestre em Matemática (1979) e MPhil em Business Studies (1986), com equivalência ao grau de doutora em Ciências Biomédicas pelo ICBAS (1987).

Professora do ICBAS desde 1977 (catedrática desde 2001), foi responsável pela introdução de disciplinas matemáticas e estatísticas nas áreas da biomedicina, saúde pública e medicina comunitária. A Matemática Aplicada, com ênfase na Bioestatística, foi o seu domínio científico de excelência, no qual produziu conhecimento com relevância internacional.

A ligação de Corália Vicente ao ICBAS fica ainda marcada pelos doze anos em que desempenhou funções como diretora do Instituto. Nesse período, liderou o processo que conduziu à criação da licenciatura em Medicina Veterinária (1994) e dos programas de Mestrado (1993) e Doutoramento (2001) em Ciências da Enfermagem.

Para além da expansão da oferta de ensino graduado e pós-graduado, os seus mandatos coincidem ainda com o forte crescimento da atividade de investigação científica do ICBAS, incentivada pelas parcerias estabelecidas com o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) ou com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da U.Porto.

Em paralelo com a atividade docente e científica, Corália Vicente destacou-se igualmente pela participação em várias colaborações internacionais. Membro do Comité Executivo da Association of Medical Schools in Europe (AMSE ) entre 2005 e 2017, liderou um programa – financiado pelo Banco Mundial e pelo Governo de Portugal – dedicado ao desenvolvimento do ensino médico de pós-graduação na Guiné-Bissau.

(Foto: ICBAS)

Uma “perda irreparável para a Universidade do Porto”

Nos últimos anos, Corália Vicente desempenhou funções em diversos órgãos de gestão da Universidade e do ICBAS. Membro do Conselho Geral da U.Porto entre 2017 e 2021, era atualmente a Presidente do Conselho Pedagógico e diretora da Biblioteca do ICBAS. Era ainda membro do Conselho Cientifico e do Conselho Representantes do ICBAS e membro do Senado da U.Porto.

Por tudo isto, o “desaparecimento da Prof.ª Corália Vicente é uma perda irreparável para a Universidade do Porto e em particular para o ICBAS, instituição onde desenvolveu uma notável carreira académica e científica”, lê-se numa nota de pesar emitida pelo Reitor da U.Porto.

Num registo mais pessoal, António de Sousa Pereira – que sucedeu a Corália Vicente como diretor do ICBAS – recorda “uma amiga que muito estimava e cuja alegria, vivacidade, dinamismo e irreverência guardarei na memória”.

Henrique Cyrne Carvalho, atual diretor do ICBAS, lembra Corália Vicente como “uma pedra angular” e “uma das maiores protagonistas na evolução da Escola tal qual a conhecemos hoje”.

“Hoje é um dia triste para a comunidade ICBAS. Perdemos uma amiga, uma mulher carismática à frente do seu tempo e uma grande defensora das causas dos estudantes”, conclui.

O corpo de Corália Vicente ficará em câmara ardente no ICBAS, a partir das 14h00 de quinta-feira, dia 10 de março. As instalações estarão abertas ao público até às 21h00 desse dia e entre as 9h00 e as 15h00 de sexta-feira, 11 de março, momento em que o corpo seguirá para o Centro Funerário e Crematório da Lapa.