António Teixeira Marques, Professor Catedrático Aposentado da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) que exerceu as funções de Diretor daquela faculdade (1988-1996) e Vice-Reitor da U.Porto (2006-2014), faleceu esta madrugada, vítima de doença prolongada.

Detentor de um extenso currículo académico, António Teixeira Marques publicou mais de 250 artigos científicos, capítulos de livros e atas de congresso no campo das Ciências do Desporto, tendo sido editor ou autor de quase 30 livros nesta área de estudo.

Neste âmbito, foi ainda editor e membro dos conselhos editoriais de várias revistas científicas nacionais e internacionais, casos da Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, do norte-americano Journal of Aging and Physical Activity e da Brazilian Journal of Physical Education and Sports.

De facto, António Teixeira Marques dedicou grande parte da sua carreira académica à investigação sobre a atividade física entre as faixas etárias mais altas da população que, um trabalho reconhecido internacionalmente aquando da sua eleição como presidente do European Group for Research into Elderly and Physical Activity, cargo que exerceu entre 1999 e 2002.

Contudo, o legado de António Teixeira Marques perdurará também pela sua ação enquanto gestor universitário. Foi durante os seus oito anos de mandato (1988-1996) como Presidente do Conselho Diretivo que o antigo Instituto Superior de Educação Física – então recentemente integrado na Universidade do Porto – transformou-se em Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física (antiga designação da FADEUP) e que a jovem faculdade viu ser lançada, pelo próprio António Teixeira Marques, a primeira pedra da construção do complexo de edifício que ainda hoje é a casa da FADEUP.

Mais tarde, em 2006, viria a ser nomeado Vice-Reitor da Universidade do Porto responsável pelos pelouros da Comunicação, Imagem e Relações Internacionais. Exercendo por inteiro os dois mandatos da equipa liderada pelo Reitor José Marques dos Santos, foi neste período que a Universidade do Porto viu o seu número de estudantes internacionais crescer exponencialmente e que a instituição começou a cimentar a sua posição nos mais importantes rankings internacionais de Ensino Superior.

A cooperação internacional foi sido, desde sempre, uma das principais áreas de trabalho de António Teixeira Marques que, ainda na FADEUP, havia estabelecido um largo número de parcerias com escolas de Desporto de todo o mundo, que transformaram aquela faculdade numa das mais internacionalmente reconhecidas escolas da sua área.

Uma cooperação que se fez sentir particularmente no seio dos PALOP e que teve como um dos seus maiores símbolos, o apoio à criação da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique). Um esforço reconhecido por esta universidade moçambicana que, em 1997, atribuiu a António Teixeira Marques o título de Doutor Honoris Causa.

O corpo de António Teixeira Marques estará em câmara ardente a partir das 14h30 do dia 24 de agosto, na capela mortuária da Igreja de Cristo Rei (Praceta D. Afonso V, 86, 4150-024 Porto). O funeral realizar-se-á na manhã do dia seguinte, numa cerimónia reservada a membros da família.