O Vice-Reitor da Universidade do Porto com os pelouros do Património Edificado e Sustentabilidade, Professor Catedrático e antigo diretor do departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia (FEUP), António Silva Cardoso, faleceu esta quarta-feira, aos 66 anos de idade, vítima de doença prolongada.

O percurso de António Cardoso (1955-2022) confunde-se com a Universidade e com a FEUP, instituição onde se notabilizou, ao longo de mais de quatro décadas, como docente, investigador e consultor na área da Engenharia Civil e, em particular, da Geotecnia.

Licenciado (1977) e doutorado (1988) em Engenharia Civil pela FEUP, iniciou a atividade docente na faculdade em 1976. Professor Catedrático desde 2002 e detentor de um extenso currículo académico, assinou cerca de 150 publicações em livros, revistas e atas de reuniões técnico-científicas nacionais e internacionais (incluindo vários artigos premiados), tendo participado e coordenado vários  projetos de investigação nacionais e europeus.

Ainda no domínio da Geotecnia, participou nas comissões encarregues da elaboração da normalização geotécnica nacional e dirigiu a Revista Geotecnia, da Sociedade Portuguesa de Geotecnia.

Em paralelo com a atividade docente e científica, António Cardoso destacou-se igualmente no exercício de diversos cargos de gestão, quer na FEUP, quer na Universidade, onde desempenhou as funções de membro do Conselho Geral e do Conselho de Gestão, bem como de Pró-Reitor (1998-2006) e Vice-Reitor em dois reitorados distintos (2006-2014 e 2018-2022)

Enquanto Pró-Reitor e Vice-Reitor responsável pelos pelouros das obras e do património edificado, António Silva Cardoso foi um dos principais responsáveis pela ampliação e requalificação do campus universitário, pela modernização dos seus equipamentos e infraestruturas e pela recuperação do património da Universidade levadas a cabo neste início de século.

Entre as obras edificadas/requalificadas durante os seus mandatos destacam-se, entre outras, a expansão do polo da Asprela (incluindo os edifícios da Faculdade de Engenharia, da Faculdade de Medicina Dentária, da Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação, do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina, do polo central da UPTEC – Parque da Ciência e Tecnologia da U.Porto, e do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde), o complexo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e da Faculdade de Farmácia (ICBAS/FFUP), ou os edifícios da Faculdade de Direito e, mais recentemente, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação.

António Cardoso era, desde janeiro de 2020, o presidente da Direção da UPTEC.

Um “professor inspirador”, um “investigador reconhecido” e “um gestor com visão”

Numa nota de pesar assinada pelo Reitor, António de Sousa Pereira, a U.Porto “lamenta profundamente o falecimento do Prof. Doutor António Cardoso, que diligentemente serviu e muito honrou esta instituição com a sua generosidade, dedicação, experiência e saber”.

“Com o desaparecimento do Prof. Doutor António Cardoso, a Universidade do Porto perde um professor douto, dedicado e inspirador, um investigador reconhecido internacionalmente na área da Engenharia Civil e um gestor académico com visão, iniciativa e capacidade de realização”, lê-se na mensagem enviada a toda a comunidade académica.

António de Sousa Pereira destaca ainda o “superior desempenho” de António Cardoso em cargos dirigentes, quer na FEUP, quer na Universidade do Porto. “Deixou, de facto, uma obra notável, da qual beneficiam hoje e beneficiarão amanhã várias gerações de membros da nossa Comunidade Académica”, acrescenta.

Num tom mais pessoal, o Reitor recorda o “privilégio de trabalhar diariamente com o Prof. Doutor António Cardoso (….) Perdi um colega e amigo que muito estimo, admiro e reconheço. Creio, de resto, que todos os que com ele trabalharam e conviveram foram de alguma forma tocados pela sua afetuosidade, serenidade e inteligência”.

O Presidente da República e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior também publicaram notas de pesar pelo falecimento de António Silva Cardoso.

O corpo de António Cardoso está em câmara ardente na noite desta quarta-feira, 19 de janeiro, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, estando o edifício aberto ao público que queira prestar uma última homenagem, até às 00h00.

Às 13h00 desta quinta-feira, dia 20 de janeiro, o corpo segue para a Igreja do Foco, onde se realizará uma missa de corpo presente, com início marcado para as 13h30. O funeral realiza-se na mesma tarde, na Murtosa, na zona de Aveiro.

A missa de sétimo dia está marcada para terça-feira, 25 de janeiro, às 19h00, na Igreja do Foco.