Ministro Adjunto dos Negócios Estrangeiros da Grécia desde 2017, Katrougkalos é responsável pela pasta dos Assuntos Europeus e Relações Económicas Internacionais. (Foto: DR)

O Ministro Adjunto dos Negócios Estrangeiros da Grécia, George Katrougkalos, vai estar na próximo dia 26 e outubro, na Reitoria da Universidade do Porto, onde irá proferir uma conferência sobre “O Futuro da Europa”.

Formado em Direito pelas universidades de Atenas e Sorbonne (Paris), George Katrougkalos (1963) ocupa, desde 2017, o cargo de Ministro Adjunto dos Negócios Estrangeiros da Grécia, sendo responsável, entre outras, pela pasta dos Assuntos Europeus e Relações Económicas Internacionais. Antes, passou por outros cargos ministeriais nos governos do Syriza, liderados por Aléxis Tsipras, incluindo os de Ministro do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade Social (2015-2016) e Ministro Adjunto do Interior e da Reconstrução Administrativa (2015). Entre 2014 e 2015, foi deputado no Parlamento Europeu.

Em paralelo com a carreira política, Katrougkalos é Professor de Direito Público e Constitucional na Universidade Democritus da Trácia (DUTH), tendo ainda lecionado em várias universidades europeias, norte-americanas e indianas. Autor de uma extensa obra publicada na área do direito internacional, foi conselheiro da Missão Permanente Grega junto das Nações Unidas (2000-2003), membro do comité de especialistas que trabalharam com o Ministério dos Negócios Estrangeiros grego na elaboração da Constituição Europeia, e conselheiro jurídico do Parlamento albanês na elaboração da Constituição daquele país (1998-1999).

Integrada no programa da visita que George Katrougkalos irá realizar ao Porto, a conferência do próximo dia 26 de outubro é uma iniciativa promovida pela Embaixada da Grécia, em colaboração com o Consulado Honorário da Grécia no Porto, e com o apoio da Universidade do Porto.

A sessão tem início às 15h00, no Salão Nobre da Reitoria (Praça Gomes Teixeira). A entrada é livre.