Licenciado em Engenharia Civil  pela FEUP, João Matos Fernandes é Ministro do Ambiente desde novembro de 2015. (Foto: D.R.)

João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética e alumnus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é o orador convidado do Dia da FEUP 2019, evento que, no próximo dia 14 de janeiro , vai assinalar os 182 anos de história da primeira Escola de Engenharia do País.

Esta é uma celebração especialmente importante para a comunidade da Faculdade de Engenharia, uma vez que se reconhece publicamente o sucesso profissional e pessoal dos dos docentes, investigadores e dos técnicos com ligação à FEUP.

A comemoração do Dia da FEUP é também uma oportunidade para distinguir as empresas com quem mantém ligações estreitas e cuja colaboração tem sido decisiva na concretização de projetos de investigação e no estabelecimento de parcerias industriais.  Integrado no FEUP Prime, programa recentemente lançado pela Faculdade de Engenharia que tem o grande objetivo de aproximar as empresas da Universidade e assim valorizar o talento e o conhecimento produzidos, esta cerimónia vai servir para anunciar novos parceiros: os partners Vodafone e Natixis juntam-se à EFACEC, Kaizen e SONAE IM e a IKEA Industry, Armis Group e Tintas Barbot vão fazer parte da lista das mais de 80 affiliates.

Herdeira de um legado de mais de 180 anos – que remonta a 1837, com o surgimento da Academia Politécnica , reforçado em 1915, já no contexto da Universidade do Porto (criada em 1911) com a criação da centenária Faculdade Técnica – transformada e oficialmente denominada FEUP em 1926 – , esta Escola tem desempenhado um papel institucional fundamental no desenvolvimento económico da cidade e do país, quer pela continuada excelência do seu serviço educativo, formando engenheiros para o mundo, quer pelos avanços científicos e tecnológicos com que vem contribuindo para o progresso industrial e para a qualidade de vida das populações.

O programa do Dia da FEUP 2019 pode ser consultado aqui.

Sobre João Pedro Matos Fernandes

Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1991, João Pedro Matos Fernandes concluiu o Mestrado em Transportes no Instituto Superior Técnico, em Lisboa (1995).

Entre 1990 e 1995 trabalhou na Comissão de Coordenação da Região Norte (Ordenamento do Território), tendo sido o coordenador do setor dos transportes. Foi Adjunto do Secretário de Estado dos Recursos Naturais entre 1995 e 1997 e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente entre 1997 e 1999.

Foi Vogal do Conselho da Administração dos Portos do Douro e Leixões entre abril de 2005 e maio de 2008 e Presidente do Conselho de Administração da Administração dos Portos do Douro e Leixões entre abril de 2008 e maio de 2012.  Foi Presidente da Associação dos Portos Portugueses, entre abril de 2008 e abril de 2010.

Docente do Instituto Superior Técnico (Infraestruturas) e do Instituto Superior de Transportes (Impactos Energéticos e Ambientais dos Transportes), lecionou como convidado em mestrados nas Universidades do Porto, Técnica de Lisboa e de Nápoles. Tem inúmeras participações públicas e como docente convidado na área dos Transportes, Infraestruturas e Território.

Entre junho de 2012 e dezembro de 2013 foi assessor do Conselho de Administração das empresas Terminais do Norte e Portos do Norte (Grupo Manica), assumindo funções de gestão do Porto de Nacala, em Moçambique. Foi ainda Presidente do Conselho de Administração da Águas do Porto de janeiro de 2014 a novembro de 2015.

É, desde novembro de 2015, Ministro do Ambiente do Governo Constitucional.

(informação disponível em Portugal.gov.pt)