Em visita oficial a Portugal desde o início da semana, o ministro brasileiro Luiz Eduardo Ramos esteve esta sexta-feira, dia 8 de julho, na Reitoria da U.Porto para a formalização de um protocolo de intenções entre a Universidade e a República Federativa do Brasil.

Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos tem a seu cargo as pastas da Modernização do Estado, da Administração, dos Assuntos Jurídicos e do Controle Interno do governo federal brasileiro.

Foi nessas funções que se estabeleceu este protocolo de “cooperação técnico-científica e intercâmbio de conhecimentos, informações, experiências, compartilhamento de tecnologias e ferramentas colaboração” entre a U.Porto e a República do Brasil.

Esta cooperação será traduzida na realização de programas, projetos e atividades comuns em áreas como a formação e mobilidade de técnicos e quadros superiores, a partilha de boas práticas institucionais, a organização de reuniões, seminários e conferências e a publicação de trabalhos conjuntos.

“Acredito que participei hoje num ato histórico que vai gerar coisas boas para muitas pessoas do Brasil”, afirmou o ministro Luiz Eduardo Ramos no ato de assinatura do protocolo de cooperação. Uma declaração secundada pelo Reitor António de Sousa Pereira, que fez questão de enaltecer as profundas e históricas relações entre o Brasil e a Universidade do Porto.