O Sistema Nacional de Saúde constitui o ponto de partida para o debate na FMUP.

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai receber no próximo dia 20 de fevereiro, quarta-feira, um debate sobre “O Sistema de Saúde para além de 2014”, que contará com a presença do Ministro da Saúde, Paulo Macedo. Com início às 10h30, o evento irá decorrer na Aula Magna da FMUP.

Esta será a primeira reunião, organizada pela FMUP, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). O segundo encontro, no mesmo âmbito, terá lugar na ENSP, em Lisboa, no dia 26 de fevereiro.

A sessão de abertura estará a cargo de Paulo Macedo e de Agostinho Marques, diretor da FMUP. Ao longo do dia, personalidades de diversas áreas vão abordar três grandes temas, que dizem respeito ao financiamento do Sistema Nacional de Saúde, aos modelos de pagamento da prestação de cuidados de saúde e ao Sistema de Saúde Português.

Assim, pretende-se debater aspetos como o financiamento do SNS dentro do Sistema Nacional de Saúde em dimensão sustentáveis, o conjunto largo de medidas de racionalização do SNS para elevar a qualidade ao menor custo e a melhor maneira de assegurar a equidade garantida na constituição.