É um regresso, literalmente, a pedido de muitas famílias… De “férias forçadas” devido à pandemia da Covid-19, o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário está de volta durante o mês de agosto com dezenas de atividades destinadas aos mais novos, mas também às famílias.

Segundo Vítor Silva, coordenador da Universidade Júnior, esta iniciativa vem “em parte, da quantidade de contactos que tivemos por parte de pais que nos foram pedindo para organizar um programa alternativo para podermos ocupar os jovens durante as férias”.

Do desafio proposto resultou então um programa de atividades – sobretudo ao ar livre, – pensadas para diversas faixas etárias e famílias, bem como oficinas diárias e teatro para crianças dos 6 aos 12 anos de idade, a decorrer em vários espaços da Universidade (Instituto de Geofísica da U.Porto, Instituto Pernambuco, Planetário do Porto, entre outros), mas não só. Tudo isto sob a orientação de monitores e respeitando todas as regras e normas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde.

Recorde-se que o programa geral da Universidade Júnior 2020 foi suspenso em junho, devido à “incerteza face à evolução da pandemia” e ao facto de a iniciativa “estar recheada de um conjunto de atividades muito diversas nos espaços da U.Porto, com uma componente prática e interativa muito forte”.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.