A oportunidade de estudar numa “cidade com uma oferta cultural diversificada” foi um dos motivos que, em 2018, levaram Miguel Silva a trocar Oliveira de Azeméis pelo Porto. O outro foi a vontade de estudar na “faculdade que cumpriu melhor os requisitos de exigência” do hoje estudante do 2,º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).

Sobre o que mais marcou o marcou no ano de estreia na U.Porto, Miguel destaca o”desenvolvimento gradual da capacidade de elaborar questões, consciente da ausência de respostas”. Mas lá foi encontrando algumas. Como as que lhe permitiram terminar o primeiro ano com uma média de 17,45 valores e, desta forma, garantir o “passaporte” para estar entre os 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2020.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

A FAUP foi a faculdade que cumpriu melhor os requisitos de exigência e de plano de estudos aquando as candidaturas ao Ensino Superior. Ademais, a localização numa cidade com uma oferta cultural diversificada foi uma das qualidades que me fez escolher a Universidade do Porto.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O que mais me marcou no primeiro ano da Universidade foi o desenvolvimento gradual da capacidade de elaborar questões, mesmo consciente da ausência de respostas.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Penso que a Universidade do Porto ganharia em apostar numa maior interdisciplinaridade entre áreas disciplinares, permitindo que os seus estudantes ultrapassassem as barreiras do seu curso, preparando-os para a realidade profissional.

Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

O Prémio Incentivo reconhece o mérito e esforço daqueles que o ganham, porém devo referir que só é uma tarefa solitária, mas no qual muitos fazem parte, não só professores como colegas e amigos.

– Quais são os teus planos para o futuro?

A verdade é que não sei. Dada a incerteza que tenho assistido neste meio, é-me difícil fazer planos. Gosto de estudar e pretendo continuar a fazê-lo, mas estou consciente de que não posso adivinhar o que vou fazer. Provavelmente aquilo em que vou trabalhar ainda não foi inventado.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?
Sem dúvida que a palavra que melhor descreve a Universidade do Porto é “Clássica”.