A reputação e a proximidade geográfica da Universidade, juntamente com uma boa experiência vivida na Universidade Júnior, foram os três fatores que mais pesaram na decisão de Miguel Sá Cardoso de ingressar, no ano letivo 2018/2019, na licenciatura em Economia da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP).

Três anos depois, o estudante de Valongo destaca “o espírito de associativismo” FEP  como “a surpresa mais agradável e desafiante” que encontrou na Universidade. Um espírito pelo qual acabaria rapidamente por se deixar contagiar.

Membro do conselho pedagógico e do conselho de representantes da FEP desde 2019, assumiu desde cedo uma voz ativa na defesa dos interesses dos estudantes. Ao longo do último ano, destacou-se igualmente pelas iniciativas que dinamizou no sentido de melhorar as práticas pedagógicas na faculdade em tempos de pandemia.

Com a conquista da Prémio Cidadania Ativa 2021 da U.Porto no campo Pedagógico, Miguel Sá Cardoso vê assim reconhecido o seu esforço “e o dos restantes estudantes no sentido de contribuir para a melhoria contínua da universidade na vertente pedagógica”. Afinal, “a Universidade também é feita por nós e temos o dever de a ajudar a chegar mais longe!”

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

A reputação, a minha boa experiência na universidade Júnior da UP e a proximidade à minha residência fizeram-me querer estudar nesta universidade.

– De que gostaste/gostas mais na Universidade?

O espírito de associativismo da minha faculdade foi certamente a surpresa mais agradável e desafiante.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Penso que a universidade tem muito a ganhar com a inovação que os estudantes podem potencializar na pedagogia e na dinâmica da universidade.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Este prémio é muito importante porque reconhece o meu esforço e o dos restantes alunos no sentido de contribuir para a melhoria contínua da universidade na vertente pedagógica. A universidade também é feita por nós e temos o dever de a ajudar a chegar mais longe!

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Gostaria de me encontrar a trabalhar no estrangeiro numa posição em que consiga ter um impacto positivo para a sociedade e em que possa desenvolver continuamente as minhas competências.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Desafio