Com  um percurso marcado pelos quase 40 anos de ligação à FMDUP, Miguel Pinto é diretor da faculdade desde 2014. (Foto: U.Porto)

Miguel Pinto, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), acaba de tomar posse para um novo mandato de quatro anos como diretor da FMDUP.

A recondução – agora oficializada – de Miguel Pinto na liderança da faculdade foi anunciada no passado dia 22 de outubro, pelo Conselho de Representantes da FMDUP. E foi “de olhos no futuro” que o “novo” diretor se apresentou esta segunda-feira, ao Reitor da U.Porto, garantindo “tudo fazer para honrar o estatuto da faculdade enquanto unidade orgânica da Universidade”.

Frisando que as “memórias” que guarda do primeiro mandato “são todas boas”, Miguel Pinto encara os próximos quatro anos “com lucidez e entusiasmo”. Entre os desafios que se colocam para o novo mandato, o diretor destaca a “já garantida sustentabilidade financeira”, o combate ao “envelhecimento dramático do corpo docente e científico”, a “certificação da clínica pedagógica da faculdade”, a atualização dos estatutos, ou o “reforço na ligação aos antigos estudantes”.

Outro tema que promete marcar a agenda da FMDUP a curto prazo é o combate à limitação que a faculdade ainda enfrenta ao nível da captação de estudantes estrangeiros para o ensino pré-graduado (o curso de Medicina Dentária é o único, juntamente com os de Medicina, que não abre vagas ao abrigo do concurso para estudante internacionais), algo que, segundo Miguel Pinto, constitui uma condição para “promover a internacionalização da FMDUP”.

A tomada de posse teve lugar no edifício da Reitoria e contou com a presença do Reitor, António de Sousa Pereira. (Foto: U.Porto)

A este nível, a FMDUP conta com o apoio do Reitor da U.Porto, que, de resto, garantiu já ter abordado o tema junto do Ministro Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “Que a FMDUP siga em frente e encontre soluções novas para reafirmar aquilo que é a posição da faculdade. Da nossa parte, podem sempre contar com o nosso apoio”, referiu ainda António de Sousa Pereira.

Natural de Paranhos (Porto), Miguel Pinto, de 60 anos, licenciou-se em Medicina Dentária na Escola Superior de Medicina Dentária do Porto – precursora da FMDUP -, em 1982. Nesse mesmo ano inicia a carreira de docente na escola, como Assistente Estagiário de Periodontologia, área a que tem dedicado grande parte do seu percurso académico e científico.

Professor Catedrático desde 2008, esteve envolvido na organização de vários cursos de pós-graduação, incluindo as primeiras edições dos mestrados em Implantologia (1999) e em Periodontologia (2001) da FMDUP. Na última década, dedicou-se ao desempenho de vários caros de gestão universitária, incluindo o de Diretor da FMDUP, cargo para o qual foi eleito em 2014 e que vai continuar a desempenhar, em paralelo com os de Presidente do Conselho Científico Presidente do Conselho Pedagógico e Diretor da Clínica da FMDUP .

Doutorado em Medicina Dentária – área de Cirurgia e Medicina Oral (1995), sob orientação de Daniel Serrão, histórico professor da Faculdade de Medicina da U.Porto, Miguel Pinto tem ainda um vasto percurso enquanto investigador. Autor do primeiro estudo realizado em Portugal sobre “A incidência da Hipertrofia Gengival por Ciclosporina em Transplantados Renais” (1989), publicou, como primeiro autor ou coautor, mais de 30 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. Foi ainda responsável pela orientação de várias dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento na FMDUP.

Fora das “fronteiras” da faculdade e da Universidade, o diretor da FMDUP assumiu funções de relevo em diferentes organismos ligados à Medicina Veterinária e, em particular, no domínio da Periodontologia. Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (1985), proferiu e colaborou em mais de cem reuniões científicas na área da Medicina Dentária. Foi ainda Presidente da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (1999 – 2001), representante de Portugal na European Federation of Periodontology (1999 a 2001) e Vice-Presidente da Academia Portuguesa de Medicina Dentária, entre 2004 e 2007.