É um dos mais importantes investigadores químicos do nosso tempo, sendo habitualmente apontado como candidato ao prémio Nobel na sua área. Michael Grätzel vai ser distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, por proposta da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), no próximo dia 20 de maio, às 10h00, no Salão Nobre da Reitoria.

De nacionalidade suíça e ascendência alemã, Michael Grätzel (Dorfchemnitz, 1944) foi pioneiro no campo da tecnologia fotovoltaica ao inventar as células solares sensibilizadas com corante (DSSC), também conhecidas como “células de Grätzel”.

Das DSSC emergiram por sua vez as células solares de perovesquita (PSC), uma nova geração de células, em cujo desenvolvimento Michael Grätzel teve também um papel decisivo, e nas quais a comunidade científica deposita esperanças de vir a revolucionar a tecnologia fotovoltaica, produzindo mais 50% de eletricidade por unidade de área de painel.

Professor na Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL), na Suíça, onde dirige o Laboratório de Fotónica e Interfaces, Michael Grätzel abriu ainda um novo caminho para a produção de combustíveis verdes ao desenvolver fotoelétrodos nanoestruturados, inspirados no fotoelétrodo das DSSC.

A partir de materiais mesoscópicos, criou células fotoeletroquímicas que produzem com eficiência combustíveis químicos a partir da luz solar. Desta forma, alargou o espectro de fontes de energia renovável que podem ser armazenadas.

Na primeira linha da Ciência

Por tudo isto, uma recente classificação bibliométrica da Universidade de Stanford coloca Grätzel na primeira posição de uma lista de 100 mil cientistas mundiais líderes em diferentes domínios.

De resto, o currículo do investigador inclui numerosas distinções de excelência científica, casos das Medalhas Diels-Planck-Lecture e August Wilhelm von Hofmann e dos prémios Materials Today, Balzan, Fronteiras do Conhecimento da Fundação BBVA, Global Energy, Marcel Benoist, Millennium Technology, Internacional de Nanotecnologia RUSNANO, entre outras.

Michael Grätzel publicou cerca de 1.700 artigos científicos, tem mais de 320.000 citações e um índice h de 254 (Web of Science). É membro da Academia Suíça de Ciências Técnicas, da Academia Alemã de Ciências (Leopoldina), da Academia Chinesa de Ciências, da Academia Real Espanhola de Engenharia e de várias outras sociedades científicas.

Foi também professor convidado de diversas instituições reputadas, como a Universidade da Califórnia em Berkeley, a Universidade Nacional de Singapura, a Universidade Técnica de Delft ou a Escola Politécnica Superior de Paris-Cachan.

A ligação de Michael Grätzel à Faculdade de Engenharia

O professor e investigador suíço tem vindo a colaborar regularmente com a Universidade do Porto, em particular com a Faculdade de Engenharia (FEUP), em projetos de investigação europeus de grande prestígio e no apoio a estudantes de doutoramento.

Michael Grätzel mantém ainda, desde 2008, uma estreita colaboração com o professor e investigador Adélio Mendes, do Departamento de Engenharia Química da FEUP, com quem é coautor da primeira patente de selagem a vidro assistida a laser de células DSSC. Uma tecnologia pioneira que viria a ser vendida por 5 milhões de euros à Dyesol (hoje GreatCell Solar), empresa australiana de energias sustentáveis.

Caberá precisamente a Adélio Mendes proferir o Elogio do Doutorando nesta cerimónia que contará ainda com a participação do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, do Diretor da FEUP, João Falcão e Cunha, e do antigo reitor Sebastião Feyo de Azevedo, que servirá como Padrinho do Doutorando.

Ainda no âmbito do doutoramento Honoris Causa, mas já da parte da tarde, está prevista uma aula na Faculdade de Engenharia, proferida pelo próprio Michael Grätzel, no Auditório, a partir das 16h00.