O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP)  tornou-se recentemente  a primeira instituição portuguesa a tornar-se membro oficial da Aliança Global “United for #Biodiversity” (Unidos pela #Biodiversidade), promovida pela Comissão Europeia.

Lançada no World Wildlife Day 2020 pelo Comissário Europeu para o Ambiente, Virginijus Sinkevicius, esta iniciativa tem como objetivo mobilizar museus de história natural e ciência, centros de ciência, jardins botânicos e zoológicos, parques, aquários, e centros de investigação, entre outros, para que se façam ouvir no que diz respeito ao combate à crise ambiental.

Com a EU Green Week a arrancar oficialmente no próximo dia 19 de outubro, em Lisboa, Capital Verde Europeia 2020, o MHNC-UP junta-se a este movimento no sentido de alertar os líderes mundiais para a necessidade de agir de forma urgente e imediata na proteção da natureza, tanto a nível local como global.

“Neste momento, existem  dados científicos que nos indicam que existe cerca de um milhão de espécies em risco de extinção devido à atividade humana, o que põe em causa o nosso futuro. Isto realça a importância de nos unirmos com vista a dar resposta a este urgente desafio enquanto nos preparamos para a Conferência UN Biodiversity (COP15), que terá lugar em 2021″, refere o MHNC-UP, em comunicado.

O museu da U.Porto junta-se assim a 10 outras instituições (incluindo o Instituto Oceanográfico do Mónaco, o Zoo de Central Park, e o Biotopia de Munique) e 16 organizações internacionais, que já subscreveram a Pledge of the Coalition, da United for #Biodiversity”. Até ao final de 2020, espera-se que mais de 500 instituições se associem a esta iniciativa.

Em defesa da Biodiversidade e de um futuro sustentável

Estabelecido formalmente no final de 2015, em resultado da fusão do Museu de História Natural da U.Porto e do Museu da Ciência da U.Porto/Núcleo da Faculdade de Ciências da U.Porto, o Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP) assume como principal missão a de “promover o desenvolvimento e a disseminação de conhecimento sobre evolução, diversidade e convergência entre o mundo natural e o cultural”, ao mesmo tempo que procura “despertar a curiosidade acerca dos fenómenos naturais e culturais e contribuir para a sua compreensão”. “No MHNC-UP estudamos o mundo, para podermos contar as mais fantásticas histórias sobre a vida, estimulando o diálogo entre arte, ciência e tecnologia”, apresenta-se.

É neste contexto que o museu da U.Porto vem “trabalhando em parceria com outros museus, universidades, e centros de ciência e de investigação, tanto a nível nacional como internacional” com o propósito de “descodificar o poder que coleções encerram, beneficiando do conhecimento de investigadores, educadores, artistas, e profissionais de comunicação de ciência. Isto permite-nos consciencializar audiências acerca da perda de biodiversidade, bem como mobilizar as mesmas para a apreciação e proteção da natureza e de toda a sua diversidade”.

Parte fundamental dessa missão inclui a Galeria da Biodiversidade, uma unidade do MHNC-UP “inteiramente dedicada à biodiversidade” e que “representa o nosso total compromisso para com a preservação da mesma”. Juntamente com o Jardim Botânico do Porto, no qual está instalada, a Galeria da Biodiversidade assume-se também “como a principal fonte de inspiração a partir da qual convidamos os nossos visitantes a celebrar a diversidade da vida e a cuidar da mesma, enquanto se apropriam do nosso património natural e cultural”.

“Acreditamos que, a partir do momento em que assumimos o nosso duplo papel enquanto agentes e alvos de mudança, somos capazes de entender o impacto das nossas ações a nível ambiental, social e cultural e, dessa forma, trabalhar para um futuro mais sustentável”, finaliza o MHNC-UP, que inclui ainda um polo central, instalado no edifício da Reitoria da U.Porto.

Balaenoptera da Praia da Paraíso, esqueleto de baleia, Galeria da Biodiversidade

Galeria da Biodiversidade (Foto: DR)

Museus unidos

Depois do Royal Belgian Institute of Natural Sciences (Bélgica, do Biotopia de Munique (Alemanha, e do Koenig Museum em Bona (Alemanha), o MHNC-UP é assim o quarto museu de história natural e ciência a associar-se oficialmente à Aliança Global “United for #Biodiversity”.

Aos quatro museus referidos deverão juntar-se em breve os 63 museus de história natural e ciência, jardins botânicos e centros de investigação de 22 países europeus que compõem o Consortium European Taxonomic Facilities (CETAF), a maior rede de investigação europeia nas áreas de taxonomia e sistemática.

“Como membro das infraestruturas de investigação PRISC, PORBIOTA, LIFEWATCH e DiSSCo, bem como das redes Ecsite, ICOM e SUMs, deixamos aqui o nosso apelo para que todos os outros museus de história natural e ciência, aquários, jardins botânicos e zoológicos, em Portugal e no mundo, se juntem a nós neste movimento”, apela o MHNC-UP. E remata: “O combate à crise global de perda de biodiversidade depende, em grande parte, da nossa capacidade de cooperação e união”.