Mestre da FCUP premiada por estudo inovador na valorização de resíduos

Estudo premiado propõe utilizações alternativas para os resíduos do café.

Anabela Costa, mestre em Ciências do Consumo e Nutrição pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) em colaboração com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP), é uma das vencedoras da edição 2012 dos prémios Seed.

Atribuídos pelo Grupo JMV – grupo económico português que trabalha nas áreas de negócio do vinho e do café – os prémios atribuídos propõem-se a distinguir os melhores projetos de estudo que se debrucem sobre uma das áreas de atividade do grupo. O projeto de Anabela Costa surgiu como resultado do trabalho desenvolvido na sua dissertação de mestrado – intitulada “Estudo das condições óptimas para obtenção de extractos ricos em compostos bioactivos visando a valorização da pele de prata do café“) – e partiu da intenção de valorizar os resíduos do café.

Os resultados da investigação demonstraram que através de aplicação de uma série de processos, é possível obter extratos com características antioxidantes ou com elevado teor de compostos bioativos, possibilitando a valorização e utilização futura desses resíduos como suplementos alimentares ou alimentos funcionais.

Anabela Costa

Concluída em dezembro de 2012 (aprovada com de 19 valores), a dissertação/investigação de Anabela Costa teve como tutores Beatriz Oliveira e Luís Miguel Cunha, professores das faculdade de Farmácia e de Ciências da U.Porto, respetivamente.

Destinado a projetos de estudo, investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação em áreas relevantes para os sectores nacionais do vinho e do café, o Seed pretende contribuir para a formação dos estudantes do Ensino Superior (ES) e, sobretudo, para a aplicabilidade prática dessa formação.

Nesta edição concorreram cerca de 550 estudantes, provenientes de 23 instituições de Ensino Superior de todo o país. Os trabalhos debruçaram-se sobre as marcas, as empresas ou as áreas de negócio do Grupo JMV, desde o sector dos vinhos à área dos cafés e da distribuição; abrangendo as áreas da Gestão e Marketing, as Ciências alimentares e da Saúde, o Ambiente, o Design e Multimédia e a Psicologia.