A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e a Porto Business School surgem em plano de destaque nas mais recentes edições dos QS Business Masters Rankings e QS Global MBA Rankings, dois rankings elaborados pela prestigiada consultora Quacquarelli Symonds (QS) e que destacam, respetivamente, os melhores programas de mestrado na área dos negócios e os melhores programas de MBA do mundo.

No caso da FEP, são quatro os mestrados que voltam a ser reconhecidos entre os cerca de 500 programas de mais de 40 países classificados nos QS Business Masters Rankings 2022.

No top 100 mundial das respetivas categorias destacam-se desde logo o Mestrado em Marketing (79.º) e o Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão (94.º), ambos classificados como os melhores mestrados nestas áreas em Portugal.

Já o Mestrado em Gestão surge em 84º lugar, ao passo que o Mestrado em Finanças ocupa a posição 111-120º a nível global.

O QS Business Masters Rankings 2022 avalia os melhores mestrados do mundo de acordo com cinco critérios principais:  empregabilidade; cargos ocupados por antigos estudantes; diversidade dos estudantes e do corpo docente; liderança de pensamento (reputação académica, produtividade científica, etc.); e value for money (custo do mestrado, salário dos diplomados, etc.).

Para além dos dados recolhidos através das universidades, a QS considera ainda a perspetiva de mais de 40.000 empregadores a nível global, 35.000 académicos e 50.000 antigos estudantes..

Porto Business School segue “no caminho certo”

A Porto Business School reforçou por sua vez a sua posição no ranking dos melhores MBA’s do mundo, fixando-se agora entre as 250 melhores escolas do mundo – e entre as 70 da Europa – nos QS Global MBA Rankings 2022.

De acordo com a avaliação da QS, os programas de MBA da Porto Business School registam uma subida de 8% face ao ano passado. A par deste resultado, os programas de MBA registaram também um crescimento na maioria dos indicadores analisados, entre os quais a sua empregabilidade, reputação, diversidade de género e retorno de investimento (ROI).

Este é o quarto ano consecutivo em que a escola de negócios da U.Porto surge neste ranking global. Segundo Ramon O’Callaghan, dean da Porto Business School, “a Escola continua a acompanhar a mudança e a adaptar a sua formação às exigências de que o mercado hoje precisa”.

“Estarmos novamente em destaque – e pelo quarto ano seguido – nos rankings da QS mostra-nos que estamos no caminho certo. Queremos continuar a formar os líderes do futuro”, acrescento o responsável máximo da escola.

Os QS Global MBA Rankings 2022 avaliaram os vários programas de MBA com base na informação recolhida junto das instituições de ensino e também junto dos empregadores, nomeadamente a reputação dos recrutadores de todo o mundo. A performance dos programas é calculada com base em grupos de indicadores e uma ponderação, para a qual são avaliados fatores como a empregabilidade, retorno do investimento, empreendedorismo e evolução dos alumni, liderança e diversidade.

Recorde-se que, em junho deste ano, oo MBA Executivo da Porto Business School surgia destacado no top 40 dos melhores MBA’s da Europa (QS Executive MBA Ranking 2021), subindo uma posição face a 2020 (36º lugar), num ranking que avaliou a melhor formação executiva do mundo.