Os mestrados foram avaliados segundo indicadores como a empregabilidade, o número de estudantes e professores internacionais, ou os cargos ocupados pelos antigos estudantes. (Foto: Egidio Santos/FEP)

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) viu reconhecidos três dos seus programas de mestrado no recém-criado QS World University Rankings: Business Masters Rankings 2018, nomeadamente o Mestrado em Gestão, o Mestrado em Finanças e Fiscalidade e o Mestrado em Modelação, Análises de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão.

É a primeira vez que a QS – a maior rede internacional de ensino superior, que liga universidades, escolas de negócios e estudantes há mais de 25 anos – compilou um ranking de programas de mestrados nas áreas de gestão, finanças e business analytics, estando a FEP presente em todas as categorias deste ranking.

Dos resultados obtidos destaca-se o Mestrado em Modelação, Análises de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão, o único mestrado português a integrar o ranking de “Masters in Business Analytics”, ocupando a posição 34. Já Mestrado em Gestão e o Mestrado em Finanças e Fiscalidade surgem nas posições 75 e 68 dos rankings respetivos.

O QS World University Rankings: Business Masters Rankings 2018 avalia os mestrados de acordo com indicadores como o cargo ocupado pelos antigos alunos do curso, a diversidade (de género, de estudantes internacionais e de professores internacionais), a empregabilidade, a liderança de pensamento (citações por docentes, percentagem de professores doutorados, etc.) e o value for money (custo do mestrado, salário dos estudantes após a conclusão do curso, etc.).

Os resultados globais do ranking estão disponíveis aqui.