O Mestrado em Informática Médica (MIM), que envolve a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e a Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), obteve recentemente a acreditação da European Federation of Medical Informatics (EFMI), entidade que agrega organizações de 32 países europeus, incluindo Portugal, e que visa o desenvolvimento e promoção desta área, promovendo os mais elevados “standards” a nível do ensino.

O processo que conduziu à acreditação do MIM será abordado por John Mantas, da EFMI, numa intervenção por zoom, no Simpósio de Informática Médica, que se realizará no próximo dia 24 de setembro. Este Simpósio marca oficialmente o início das atividades letivas do MIM.

“Esta acreditação dará uma projeção internacional a todos os alumni do MIM que vêm agora reconhecido pela EFMI o curso que lhes permitiu obter competências na área da Informática Biomédica e em Saúde”, referem Ricardo Cruz Correia, professor da FMUP e diretor do MIM, e Inês Dutra, professora da FCUP e codiretora deste Mestrado.

A acreditação do Mestrado em Informática Médica é o culminar de um processo que integra cinco critérios de avaliação: as necessidades e a relevância do curso; os resultados de aprendizagem pretendidos; o ambiente académico de ensino/aprendizagem; a organização e a implementação e a garantia interna de qualidade. O MIM passou no “teste” em todos os critérios, o que lhe valeu a acreditação por três anos (2022-2025).

Sobre o Mestrado em Informática Médica

Lançado pela primeira vez no ano letivo 2006/2007, o Mestrado em Informática Médica está concebido especialmente quer para engenheiros de informática ou cientistas de computadores, quer para médicos, enfermeiros, técnicos de radiologia e outros profissionais das áreas da saúde ou informática. O objetivo é que o estudante possa adquirir e/ou melhorar os conhecimentos e as aptidões dos diversos profissionais em informática médica, com aplicação nas organizações onde trabalham, nomeadamente instituições de saúde, instituições do ensino superior, centros de investigação e empresas.

A Informática Médica estuda os aspetos teóricos das ciências da informação, específicos à compreensão dos dados, informação e conhecimento biomédicos e a aplicação prática das tecnologias de informação em sistemas de saúde, tendo como objetivo o aumento da segurança, efetividade, eficiência, equidade e disponibilidade da prestação de cuidados.

O Mestrado aborda temas como os registos clínicos eletrónicos, os sistemas de codificação e classificação de diagnósticos e procedimentos, as normas de TIC no domínio da saúde, o processamento de sinal e imagem, as comunicações eletrónicas entre prestadores de cuidados, os sistemas de suporte à decisão e a implementação e avaliação de tecnologias e de sistemas de informação.

Os mestres em Informática Médica poderão desempenhar diversas funções, designadamente como gestores ou consultores de sistemas de informação em saúde, gestores de projeto e investigadores na área da informática em saúde.