Até 20 de dezembro, mais de 30 instituições de solidariedade social e de voluntariado encontram-se no Mercado Solidário de Natal da U.Porto.

É já no sábado, dia 10 de dezembro, que abre portas, no Palácio de Cristal (Pavilhão Rosa Mota), o Mercado Solidário de Natal da U.Porto. Durante 10 dias, o Palácio de Cristal acolhe a primeira edição do mercado, cujo objetivo é celebrar o Natal, ao mesmo tempo, que são apoiadas dezenas de instituições sociais da cidade. O mercado funciona das 11h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, e das 10h30 às 19h30, aos sábados e domingos. A entrada é livre.

Até dia 20 de dezembro, os visitantes do mercado têm a oportunidade de fazer as tradicionais compras de Natal, e, simultaneamente, ajudar mais de 30 organizações de solidariedade e voluntariado participantes. Nesta visita, os interessados podem também aproveitar para provar alguns pratos alusivos ao Natal, disponíveis no espaço de refeições. Os menus de almoço – cujo valor é de cinco euros, que reverte, na totalidade, para a Plataforma de Apoio aos Refugiados – estão disponíveis de segunda a sexta-feira, entre as 12h30 e as 14h00. A ementa diária está disponível para consulta aqui.

A par do espaço de compras e de refeição, o Mercado Solidário de Natal conta com um programa diário de atividades, que vão desde rastreios, até conversas e atuações musicais. Entre estes destacam-se os rastreios de saúde oral, organizados pela “Mundo a Sorrir”, nos dias 10 e 17 de dezembro, no dia 15, os testes de medição arterial e glicémia, feitos pela GNR, e, no dia 20, as análises de tuberculose e pneumonia, organizadas pelo Exército.

Para além das vendas e da recolha de donativos, o Mercado Solidário de Natal inclui um programa diário de animação musical.

“Conversas ao pé da árvore” é uma das iniciativas diárias, que reúne, no final da tarde, especialistas em diferentes áreas para partilhar histórias, soluções e alertas sobre, por exemplo, a alimentação nas festas de Natal, a vivência de um Natal fora de casa e a importância da cooperação e entreajuda, especialmente na época natalícia que se aproxima. O programa completo pode ser consultado aqui.

É precisamente perto da árvore de Natal que os visitantes interessados podem deixar os seus donativos. Entre 10 e 20 de dezembro, a U.Porto e as instituições participantes vão recolher bens, que podem ir desde roupa, calçado, alimentos não perecíveis, livros, material escolar, produtos para animais ou produtos de higiene.

Organizado com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do Jornal de Notícias, do Exército Português, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública, o Mercado Solidário de Natal da U.Porto conta com a presença de associações como Coração Amarelo, Casa Ronald McDonald do Porto, Miacis – Proteção e Integração Animal, o Mundo a Sorrir, a Operação Nariz Vermelho ou os grupos de voluntariado da Universidade do Porto e dos hospitais Santo António e São João.