Mais de 4300 estudantes participaram este ano no Programa de Mentoria Interpares, o projeto de acolhimento e integração na Universidade do Porto que junta atuais e novos estudantes, de forma a promover a integração destes, a nível académico, pessoal e social, no arranque da sua nova etapa no Ensino Superior.

Num ano particularmente desafiante pelas restrições ao ensino presencial provocadas pela pandemia, 1779 estudantes voluntariaram-se para mentorar 2565 novos estudantes, coordenados por mais de 80 docentes das 12 unidades orgânicas que participam neste programa.

A dinâmica é simples: os mentores (estudantes já a frequentar a U.Porto) orientam os mentorados (estudantes que ingressam pela primeira vez na Universidade) em todo o processo de adaptação e integração, desde questões mais básicas, como o deslocamento, as aulas, as inscrições, os locais para tirar fotocópias, as cantinas, entre outros, até a outras mais complexas.

Entre as mais de 100 atividades desenvolvidas nesta segunda edição do Programa de Mentoria, contam-se o webinar e seminários de formação de mentores da U.Porto, a receção dos novos estudantes (presencial e online), a participação nas sessões de boas-vindas organizadas em cada unidade orgânica, encontros-convívio da Mentoria e outras atividades interpessoais online.

Níveis elevados de satisfação com o programa

De acordo com o inquérito realizado aos participantes, o tipo de apoio assegurado pelos mentores ao longo deste ano foi, sobretudo, académico. No entanto, outros tipos de apoio como a ligação com os serviços da faculdade e da U.Porto, o suporte emocional e o aconselhamento de serviços de ajuda especializados no âmbito da pandemia foram vitais na relação mentor-mentorado. De facto, 22% dos mentores e 38% dos mentorados afirmam que a mentoria foi bastante ou extremamente importante na gestão emocional da pandemia.

Na avaliação da satisfação de mentores e mentorados com o Programa de Mentoria da U.Porto, mais de 80% dos mentores e dos mentorados dizem-se satisfeitos ou muito satisfeitos com a Mentoria. Algumas das palavras e expressões mais usadas pelos estudantes para descrever a iniciativa são “ajuda”, “integração”, “fundamental”, “faz a diferença”, “positivo”, “uma mais-valia”, “bem conseguido” e “fantástico”.

Os mentorados referiram, sobretudo, o sentimento de gratidão ao mentor pelo suporte prestado e também ao programa de mentoria. Do lado dos mentores, estes indicam igualmente um sentimento de gratidão e utilidade por poder ajudar os novos estudantes.

“Obrigado, Mentores U.Porto”

Foi precisamente em reconhecimento do papel desempenhado pelos mentores na edição deste ano que o II Encontro do Programa Mentoria Interpares, realizado a 29 de abril, teve como mote “Obrigado, Mentores U.Porto”. Realizado em modo online, através do canal de YouTube da Universidade do Porto, o encontro permitiu que mentores e mentorados partilhassem as suas experiências em discurso direto.

Na abertura do encontro, Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora da U.Porto, destacou a importância do Programa de Mentoria como “integrador, valorizador de cada estudante, das suas particularidades, da sua dignidade, que pretende promover uma ágil integração na Universidade e, ao mesmo tempo, promover o seu sucesso”.

Salientando o crescimento exponencial do número de mentores e mentorados como “prova que [a Mentoria] é um Programa útil e importante para os novos estudantes”, a Vice-Reitora considerou os resultados desta segunda edição “muito animadores, graças à adesão de quase todas as faculdades”.

O II Encontro do Programa Mentoria Interpares serviu, assim, como um momento de partilha de experiências, homenagem e agradecimento aos mentores pela sua disponibilidade, empenho e boa vontade na integração dos novos estudantes no mundo académico.