A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai acolher nos dias 21 e 22 de outubro, o evento anual da QTEM (Quantitative Techniques for Economics and Management), uma rede que junta estudantes, universidades, grandes empresas e algumas organizações sem fins lucrativos, especialistas em análise de dados e negócios.

Durante dois dias, diretores das mais reputadas escolas de economia e gestão de todo o mundo – como a Universiteit van Amsterdam na Holanda, a Universidade de Waseda no Japão, a Warwick Business School no Reino Unido, a HEC Montréal no Canadá, a Universidade Zhejiang na China, a EDHEC Business School em França, entre outras – vão debater o futuro de uma educação orientada em torno dos métodos quantitativos para a economia e a gestão.

Em paralelo, aproximadamente 150 estudantes e alumni de diversas origens e nacionalidades participam em diferentes atividades que incluem uma master class com a Hays (um dos parceiros empresariais da rede), a final do QTEM Data Challenge (uma competição de casos) e momentos de networking.

Do programa faz ainda parte a cerimónia de graduação dos estudantes que concluem o programa QTEM em 2022, a ter lugar no dia 22 de outubro, a partir das 16h30, no Mosteiro de São Bento da Vitória.

A FEP é o único parceiro académico português da rede QTEM, reconhecida pelo Financial Times como uma importante aliança de escolas de negócios, centrada na formação de futuros líderes empresariais.

“O mundo da análise de dados é dinâmico, está em constante evolução e a rede QTEM, em que a FEP está inserida, pretende estar na linha da frente, assegurando a formação de profissionais com competências em técnicas analíticas e quantitativas para a tomada de decisões num contexto internacional”, destaca Jorge Farinha, o Coordenador Académico da rede QTEM na FEP.

Jorge Farinha é o Coordenador Académico da rede QTEM na FEP. (Foto: DR)

Final de competição internacional de casos na FEP

Entre as atividades que terão lugar durante este evento está a final do QTEM Data Challenge (QDC), agendada para o dia 21 de outubro, a partir das 14h30, no Salão Nobre da FEP.

Trata-se de uma “Business Case Competition”, em que equipas de três estudantes de diferentes origens e universidades são desafiadas a desenhar recomendações para problemas empresariais reais e a apresentar soluções inovadoras a um júri composto por pessoas com forte experiência empresarial.

“Esta competição procura dar aos estudantes experiência do mundo real, através do tratamento analítico e quantitativo de dados, tendo em vista a tomada de decisões de gestão, ao mesmo tempo que aumenta as competências multiculturais, por via do trabalho em grupo entre estudantes dispersos globalmente por diferentes escolas da rede”, explica Jorge Farinha.

Nesta final (ver programa) estarão em análise os casos propostos pela Q8 (Kuwait Petroleum) e a Cruz Vermelha Britânica (BRC), tendo sido selecionadas já as quatro equipas finalistas que vão disputar os diferentes prémios (até 3000 euros).

O júri será constituído por diretores e gestores empresariais da rede QTEM, incluindo empresas como a McKinsey & Company, Millennium bcp, Amazon, entre outras.

Sobre a rede QTEM

Fundada em 2012, a rede internacional QTEM pretende mudar a maneira como os seus estudantes interagem com os dados, de forma a desenvolverem competências em técnicas analíticas e quantitativas para poderem tomar decisões empresariais sólidas.

A QTEM centra-se em três valores principais: Excelência Académica, Relevância Empresarial e Parcerias Internacionais. Estes três valores estão presentes em todas as atividades QTEM, especialmente na conceção do programa QTEM Master’s.

Na FEP os estudantes dos mestrados lecionados em inglês – Economia; Economia da Empresa e da Estratégia; Finanças; Gestão; Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão – são elegíveis para participar no programa QTEM. Mediante processo de seleção, têm oportunidade de realizar dois semestres fora do país, combinando a realização de estudos em escolas parceiras com um estágio nacional ou internacional nas empresas parceiras da rede.

O estudante tem assim um percurso com uma forte exposição internacional, obtendo um certificado QTEM onde consta a área de especialização, entre uma das seguintes: Finance and Risk Management; Applied Economics and Public Policy; Innovation and Strategy; Marketing and Supply Chain; Business Intelligence and Big Data.

Mais informações