Bernardo Ferreira, antigo estudante do Programa Doutoral e do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi distinguido com o prémio de Melhor Tese de Doutoramento em Mecânica Aplicada e Computacional 2022, atribuído pela Associação Portuguesa de Mecânica Teórica Aplicada e Computacional (APMTAC).

O projeto de investigação galardoado foca-se no desenvolvimento de ferramentas computacionais que, quando devidamente integradas, permitem o desenho e a otimização de materiais compósitos através de inteligência artificial.

“Estas ferramentas são capazes de gerar modelos computacionais fidedignos da microestrutura do material, de descrever matematicamente o comportamento mecânico dos diferentes constituintes e de gerar bases de dados de resposta efetiva do material de forma eficiente”, elucida Bernardo Ferreira, que foi ainda investigador e docente convidado na FEUP.

Em declarações à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o alumnus de Engenharia afirma que esta distinção “é o reconhecimento do meu percurso na Faculdade”, revelando que foi encorajado a candidatar-se a este prémio por alguns professores da instituição, como Francisco Pires e Pedro Camanho, do Departamento de Engenharia Mecânica.

“Apesar do reconhecimento atribuído pelo prémio em si, foram os objetivos alcançados no meu doutoramento e a excelente equipa de investigação que integrei que me permitiram continuar a minha carreira na Universidade de Brown”, acrescenta Bernardo Ferreira, que está atualmente a fazer o seu pós-doutoramento naquela universidade norte-americana.

A tese de doutoramento de Bernardo Ferreira é ainda candidata ao prémio “ECCOMAS Award for the two best Phd Theses in 2022 on Computational Methods in Applied Sciences and Engineering”.